Vozes originárias em movimento

Podcast Papo de Parente é um convite a viajar pelo “Brasil do Cocar” e (re)conhecer as histórias originárias e a grande diversidade sociocultural dos povos indígenas no país

Ao escutar Papo de Parente, percebemos duas coisas fundamentais: primeiro, como a realidade dos povos indígenas é tão rica e diversa no Brasil, com uma pluriversalidade de trajetórias e experiências socioculturais que estão devidamente relacionadas com seus territórios de existência; segundo, como ainda sabemos tão pouco sobre tudo isso e seguimos replicando preconceitos coloniais. Mantemo-nos ignorantes diante dessas vozes originárias e das dinâmicas, históricas e contemporâneas, dos povos indígenas. Em pleno século 21, isso não se sustenta mais.

Assim, Papo de Parente se situa como importante ferramenta pedagógica de letramento indígena para o Brasil, num enfrentamento contra certa invisibilidade imposta (ainda) aos povos originários e todo um conjunto de representações imaginadas que reforçam tal condição subalterna, projetada sobre eles. Ao mesmo tempo, o programa bem apresenta, comunica e explica sobre a verdadeira face do chamado “Brasil do Cocar”, esse grande território indígena em sua diversidade sociocultural e na centralidade desses muitos povos enquanto sujeitos de destaque.