Zoologia e inclusão na sala de aula

Com a meta de desenvolver o ensino da diversidade animal para pessoas com deficiência, pesquisadores e educadores produzem livro multimídia para quem enxerga com as mãos e ouve com os olhos.

Melhorar a oferta de educação aos alunos com deficiência no Brasil é, hoje, uma busca constante. Mas essa meta só passou a ser perseguida com mais recursos a partir da Constituição de 1988, que estabelece que a educação é um direito de todos (art. n.º 205) e que o ensino será ministrado com base no princípio da igualdade de condições para acesso e permanência na escola (art. n.º 206). Todas as modalidades e áreas da educação têm o dever e a obrigação de seguir a lei suprema do país. E como os professores de biologia podem cumprir esse objetivo?

A biologia dispõe de inúmeros instrumentos, recursos e ambientes estratégicos para o processo de ensino de alunos com deficiência. Um exemplo são as coleções de zoologia, que podem ser complementares ao aprendizado teórico sobre evolução das formas e das estruturas dos animais. As amostras biológicas da fauna podem ser usadas em aulas práticas. No entanto, características de certos grupos de animais, como dimensões e hábitos de vida, podem representar obstáculos no ensino aos estudantes com deficiência visual ou auditiva.

Natanael Charles da Silva

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio),
Universidade Federal do Pará

Fernanda Atanaena Gonçalves de Andrade
João Elias Vidueira Ferreira

Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí