Professores deveriam engrossar a voz com patrões

Imagine uma sala de aula com mais de trinta crianças inquietas e cheias de vontade de brincar. À frente das carteiras, o professor sua a camisa para conquistar a atenção dos alunos. Seu instrumento? A voz, principalmente — muito exigida pelo tamanho das turmas e pela carga horária puxada. A poeira do giz e os ruídos provocados por ventiladores só agravam a situação.

Não é de se estranhar, portanto, que essa categoria esteja no principal grupo de risco para problemas nas cordas vocais. Entre as principais lesões a que os professores se expõem, estão nódulos e doenças como granuloma ou leucoceratose, entre outras.

Com esse cenário em mente, a professora Anadergh Barbosa-Branco, coordenadora do Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília (UnB), se surpreendeu quando pesquisou, em conjunto com técnicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), as causas de afastamentos superiores a 15 dias por trabalhadores de todos os ramos.

O estudo revelou que, mesmo sendo os profissionais que mais pedem licença por problemas na voz, os professores, na maioria das vezes, não associam essas doenças ao trabalho: de cada 110 afastados por lesões nas cordas vocais, somente sete recebem os benefícios referentes a acidente laboral. “A falta de organização sindical e a baixa demanda dos sindicatos por questões relacionadas à saúde e à segurança no trabalho estão entre os fatores que contribuem para essa situação”, explica Barbosa-Branco.

É muito comum na iniciativa privada o trabalhador ser demitido assim que retorna de um afastamento por doença ou acidente não relacionado com o exercício da profissão. Mas, quando é reconhecido formalmente que a lesão se deve ao trabalho, o profissional tem, após seu retorno, a garantia do emprego por um ano. O depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) fica-lhe assegurado durante o tratamento, assim como o direito à reabilitação profissional, caso necessário.

“Além de todos esses fatores, que devem impulsionar os professores a cobrarem seus direitos, existe ainda uma questão de justiça social”, alerta a pesquisadora. “Genericamente, quando alguém recebe um benefício previdenciário, somos nós, contribuintes, que dividimos a conta. Porém, quando se trata de acidente de trabalho, quem paga é o empregador, que fez um seguro para este fim.”

Barbosa-Branco sugere que os docentes pleiteiem mudanças no ambiente de serviço. Menor tempo diário de uso profissional da voz, turmas reduzidas, salas mais arejadas e quadros que não usem giz tradicional estão entre suas recomendações.

Os hábitos do dia-a-dia também devem mudar: articular bem as palavras, evitar falar alto, relaxar pescoço e cabeça antes de entrar em sala, gargarejar, tomar bastante água, evitar fumo e bebida alcoólica, comer maçã — que limpa a cavidade bucal — e evitar ingerir chocolates, refrigerantes e derivados do leite — que engrossam a saliva e induzem ao pigarro — são os conselhos da professora.

Carolina Benjamin
Ciência Hoje On-line
10/05/04