A poupança da natureza

A poupança da natureza

Na coluna ‘Cultura Oceânica’, o texto A poupança da natureza aborda a importância das Unidades de Conservação (UCs) em ambientes marinhos para a sustentabilidade. Ao exemplificar duas UCs de grupos de manejo distintos, o texto possibilita o aprofundamento de conceitos sobre unidades de conservação para a compreensão desta estratégia de preservação/conservação contextualizando debates que perpassam as disciplinas biologia e geografia.

Possibilidades de abordagem:

  • Analisar as categorias de UC mencionadas no texto (Reserva Biológica de Atol das Rocas e Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte).
  • Aprofundar os conceitos de Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, traçando a diferença a partir dos elementos constituintes de cada UC estudada e suas regras de uso e manejo.
  • A partir do texto, é possível distinguir os objetivos dos grupos de manejo que compõem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a importância ecológica, econômica e social da preservação e conservação dos oceanos. Assim, com a exemplificação das UCs é possível refletir com os estudantes, a partir de aspectos biológicos e geográficos que as constituem, sobre a gestão do território onde estão inseridas.

Proposta de atividade:

Após a leitura orientada do texto com os estudantes, busca-se compreender a importância das UCs como estratégia de conservação e, sobretudo, a relevância do litoral brasileiro e sua sociobiodiversidade. Em seguida, sugere-se a divisão da turma em dois grupos para pesquisa em sites (indicações a seguir) sobre aspectos das UCs mencionadas e posterior apresentação do resultado encontrado à turma. Dentro de cada grupo, pode-se subdividir estudantes para uma análise mais aprofundada dos seguintes aspectos:

  • influência de fatores abióticos na biodiversidade;
  • objetivos de manejo da UC (conservação e recuperação, pesquisa, reintrodução de espécies etc.);
  • relação com a sociedade (atividades desenvolvidas na área e seus impactos positivos ou negativos);
  • impactos ambientais (locais e globais);
  • presença de espécies endêmicas e/ou em algum grau de risco de extinção e sua importância ecológica.

A partir da pesquisa e da apresentação de cada grupo sugere-se a condução do debate para identificar as diferenças entre os tipos de UCs, mostrando o porquê do enquadramento de cada área em um grupo e uma categoria distinta do SNUC. Nesse debate, a partir de perguntas, pode-se discutir conceitos de produtividade primária, importância de determinados grupos de organismos – como berçário de espécies –, diferença entre serviços ambientais e serviços ecossistêmicos, aspectos do clima e relevo, influência das populações humanas sobre áreas de preservação, estoque pesqueiro e outras atividades econômicas, além da função social da UC. Desta forma, os estudantes poderão compreender como os aspectos biológicos e geográficos estudados em cada UC expressam o enquadramento das unidades no grupo de UCs definidas no SNUC e suas respectivas categorias de manejo.

A atividade proposta fortalece o entendimento das UCs como estratégia essencial de conservação e recuperação da biodiversidade, bem como o papel do ser humano nesse manejo. A partir destas avaliações e de dados sobre as áreas de cobertura das unidades de conservação da costa brasileira, reflexões acerca de sua efetividade (representatividade ecológica e a conectividade dos remanescentes) podem gerar um interessante debate: “As UCs estão cumprindo seus objetivos de preservação/conservação? Isso é suficiente?”

Recursos utilizados:

Registro no Instituto SocioAmbiental (ISA) da UC REBIO Atol das Rocas https://uc.socioambiental.org/arp/1007

Exploração de gás e petróleo pode danificar área de preservação em Noronha https://uc.socioambiental.org/pt-br/noticia/214206

Registro no Instituto SocioAmbiental (ISA) da UC APA LN https://uc.socioambiental.org/es/arp/5018

Plano de Manejo APA LNhttps://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/no-dia-mundial-dos-oceanos-apa-marinha-do-litoral-norte-celebra-plano-de-manejo/

Mais sobre a REBIO Atol das Rocashttp://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/690