A primeira brasileira a ganhar o ‘Nobel’ da agricultura

MULHERES NA CIÊNCIA
A primeira brasileira a ganhar o ‘Nobel’ da agricultura

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Setor Curricular de Biologia
Colégio de Aplicação da UFRJ

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “A primeira brasileira a ganhar o ‘Nobel’ da agricultura”, publicado na seção “Mulheres na Ciência” de CH 422, relata a trajetória da engenheira agrônoma Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, laureada em 2025 com o “Nobel da Agricultura” e, em paralelo, conta a história de mudanças nas ciências agrárias.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir a importância do elemento nitrogênio para as plantas; 
  • Discutir o papel e as dificuldades das mulheres cientistas; 
  • Discutir os benefícios à agricultura trazidos pelas pesquisas de Mariangela Hungria;
  • Debater a aplicação das pesquisas de Mariangela Hungria do ponto de vista da sustentabilidade.

Proposta de atividade:

Os estudantes devem ler o artigo “A primeira brasileira a ganhar o ‘Nobel’ da agricultura”, publicado em CH 422, e o texto da Embrapa apresentado no tópico “Recursos utilizados”. Em seguida, devem se separar em grupos menores para discutir as questões abaixo. Por fim, sugerimos uma roda de conversa sobre as questões debatidas com a turma toda.

  1. Que dificuldades Mariangela Hungria viveu durante sua trajetória como pesquisadora nas ciências agrárias na década de 1970? Essas dificuldades seriam diferentes hoje? 
  2. Por que as plantas demandam tanto nitrogênio? (lembre-se de que são feitos o DNA, o RNA e as proteínas e que as plantas são autotróficas).
  3. Explique a importância de manter a microbiota dos solos viva e diversa para o crescimento das plantas e a boa produtividade de lavouras e pastagens.
  4. Explique como as pesquisas de Mariangela Hungria podem mitigar problemas ambientais, tais como perda de biodiversidade e aquecimento global.
  5. Segundo a engenheira agrônoma, “Através dos processos biológicos, conseguimos recuperar a vida dessas áreas (pastagens). Com isso, não só é possível produzir mais pastagem, como pastagem de melhor qualidade, e colocar mais gado numa mesma área, porque há mais comida.
    1. Do ponto de vista individual e coletivo do gado, essa é uma boa notícia?
    2. Essas pesquisas de Mariangela Hungria ajudam a diminuir a fome das pessoas no mundo? Explique sua resposta.
  6. Como os estudos de Mariangela Hungria nos auxiliam a pensar modelos de produção alimentar que conciliam necessidades humanas e preservação ambiental?
  7. Em 1983, o Secretário-Geral da ONU convidou a médica e ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland, para presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em abril de 1987, a Comissão Brundtland publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que definia o desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.” Relacione essa definição às pesquisas de Mariangela Hungria.

Recursos utilizados:

Explore +

Programa Mundial de Alimentos (organização que deu o prêmio a Mariangela Hungria). Disponível em: https://es.wfp.org/?_ga=2.60970478.375320280.1752585249-571997755.1752585249 . Acesso em julho de 2025. 

A ONU e o meio ambiente. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente . Acesso em julho de 2025.