Quais imagens mentais construímos quando pensamos na palavra “África”? As referências especiais que construímos sobre os lugares são atravessadas por inúmeros estereótipos, inclusive raciais. O texto de CH 426 “África: muito além dos estereótipos”, disponível na seção “Ciência & Cultura Pop”, nos ajuda a questionar de que forma as produções culturais podem contribuir para reforçar um olhar enviesado sobre o continente africano em sua diversidade. Neste sentido, os conteúdos científicos desenvolvidos na universidade e na escola são grandes aliados na compreensão do continente africano em sua complexidade.
Esta atividade pode ser desenvolvida na 3ª série do Ensino Médio. Sugere-se, como atividade prévia, que a turma consulte as pessoas que vivem em suas casas sobre a seguinte questão: “Quando penso em África, qual é a primeira palavra que me vem à cabeça?”. Cada estudante deve sistematizar a sua resposta e as respostas das pessoas em sua casa. Estas palavras serão apresentadas na aula seguinte.
No 1º encontro, cada estudante da turma escreverá no quadro quais palavras foram sistematizadas e, ao término desta etapa, a turma deverá analisar:
a) as palavras indicadas;
b) quais palavras foram mais recorrentes;
c) quais ideias estas palavras transmitem.
Ao término do debate, sugere-se realizar uma explanação sobre o impacto do colonialismo e neocolonialismo na construção dos estereótipos sobre o continente africano, inclusive destacando como os territórios passaram de situações de riqueza e potência econômica à degradação em função da pilhagem colonial.
Em seguida, a turma deverá ser organizada em grupos e, como tarefa de casa, cada grupo deverá buscar um material audiovisual que reforce os estereótipos vinculados ao continente africano.
Em uma folha de papel, deverá:
No 2º encontro, os grupos apresentarão o levantamento feito e debaterão em sala quais foram as principais impressões. Por fim, sugere-se que o levantamento de produções audiovisuais que desconstruam os estereótipos sobre o continente africano seja socializado com seus familiares e com a comunidade escolar, através de murais ou através das redes sociais.
Como pode África libertar-se dos estereótipos negativos? Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/como-pode-%C3%A1frica-libertar-se-dos-estere%C3%B3tipos-negativos/a-70667987 . Acesso em novembro de 2025.
África além dos preconceitos.
Disponível em: https://diplomatique.org.br/africa-alem-dos-preconceitos/ . Acesso em novembro de 2025.
Africanos postam imagens positivas sobre o continente para combater o estereótipo mostrado pela mídia. Disponível em: https://www.geledes.org.br/africanos-postam-imagens-positivas-sobre-o-continente-para-combater-o-estereotipo-mostrado-pela-midia/ . Acesso em novembro de 2025.▪ TV PUC-Rio | A África sem estereótipos em documentário de Alê BragaDisponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pPgpoYVPkok . Acesso em novembro de 2025.