Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna

BIOLOGIA EVOLUÇÃO ECOLOGIA SAÚDE

Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412, mostra que o crescimento das cidades em todo o planeta também pode afetar a evolução das espécies animais. Nos últimos 50 anos a ocupação urbana cresceu e, apesar das cidades representarem apenas menos de 1% da área do planeta, as espécies animais respondem a essa mudança de diversas formas. Há espécies que rejeitam o ambiente urbano, enquanto outras se beneficiam e a população cresce com as cidades. E há outras que apresentam adaptações que foram selecionadas pelo ambiente urbano. Ou seja, o crescimento das cidades representa uma força seletiva sobre as espécies animais.

Possibilidades de abordagem:

  • Identificar os elementos necessários à evolução por seleção natural; 
  • Perceber que mudanças evolutivas nos animais podem ser resultado da ação humana e não precisam de muito tempo;
  • Comparar explicações evolutivas por seleção natural e herança de características adquiridas pelo uso e desuso; 
  • Refletir sobre o impacto da urbanização sobre as espécies animais.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412. A atividade proposta se relaciona com a Evolução Biológica. Os estudantes, divididos em grupos, recebem como desafios as seguintes questões:

  1. Os filhotes dos animais e plantas são exatamente iguais? Explique sua resposta.Entre esses filhotes, todos são capazes de sobreviver e reproduzir do mesmo jeito?
  2. Para responder às questões 1 e 2, pense nos cachorros e leia o item 2 apresentado em “Recursos utilizados”.
  3. Faça o mesmo raciocínio para os sabiás-do-campo de que fala o texto “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412, atentando às seguintes questões:

a. Os sabiás-do-campo que vivem nas cidades e nos campos nascem todos iguais? Explique.

b. Quais os bicos são mais apropriados para a melhor alimentação nas cidades?

c. Compare a sobrevivência na cidade dos sabiás-do-campo com bicos grandes e bicos pequenos. 

     4.  Aplique seus conhecimentos adquiridos com os dois textos acima. Como devem ter surgido as bactérias super-resistentes a antibióticos? Avalie e compare as duas hipóteses a seguir:

a. As bactérias que entram em contato com o antibiótico sofrem uma transformação e passam a ser resistentes ao AB.

b. Entre as bactérias, há algumas sensíveis e outras resistentes ao AB. A aplicação do AB elimina as sensíveis e as resistentes sobrevivem e se reproduzem mais.

Após a apresentação de cada grupo sobre as atividades acima, as questões abaixo podem ser debatidas com toda a turma para reflexão da influência da urbanização sobre os animais:

  1. Quais aspectos da urbanização reduzem a presença de espécies?
  2. A figura 4 do texto traz três gráficos demonstrando as mudanças ocorridas em sabiás-do-campo. O sabiá-do-campo pode ser considerado pertencente a qual das categorias do texto? Explique utilizando informações dos gráficos.
  3. Faça uma lista de 10 espécies de animais que vivem na sua cidade/região e classifique-as de acordo com as categorias do texto.

Sugerimos a leitura do artigo “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412. A atividade proposta se relaciona com a Evolução Biológica. Os estudantes, divididos em grupos, recebem como desafios as seguintes questões:

  1. Os filhotes dos animais e plantas são exatamente iguais? Explique sua resposta.Entre esses filhotes, todos são capazes de sobreviver e reproduzir do mesmo jeito?
  2. Para responder às questões 1 e 2, pense nos cachorros e leia o item 2 apresentado em “Recursos utilizados”.
  3. Faça o mesmo raciocínio para os sabiás-do-campo de que fala o texto “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412, atentando às seguintes questões:

a. Os sabiás-do-campo que vivem nas cidades e nos campos nascem todos iguais? Explique.

b. Quais os bicos são mais apropriados para a melhor alimentação nas cidades?

c. Compare a sobrevivência na cidade dos sabiás-do-campo com bicos grandes e bicos pequenos. 

     4.  Aplique seus conhecimentos adquiridos com os dois textos acima. Como devem ter surgido as bactérias super-resistentes a antibióticos? Avalie e compare as duas hipóteses a seguir:

a. As bactérias que entram em contato com o antibiótico sofrem uma transformação e passam a ser resistentes ao AB.

b. Entre as bactérias, há algumas sensíveis e outras resistentes ao AB. A aplicação do AB elimina as sensíveis e as resistentes sobrevivem e se reproduzem mais.

Após a apresentação de cada grupo sobre as atividades acima, as questões abaixo podem ser debatidas com toda a turma para reflexão da influência da urbanização sobre os animais:

  1. Quais aspectos da urbanização reduzem a presença de espécies?
  2. A figura 4 do texto traz três gráficos demonstrando as mudanças ocorridas em sabiás-do-campo. O sabiá-do-campo pode ser considerado pertencente a qual das categorias do texto? Explique utilizando informações dos gráficos.
  3. Faça uma lista de 10 espécies de animais que vivem na sua cidade/região e classifique-as de acordo com as categorias do texto.

Recursos utilizados:

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Detecção de bactérias resistentes a antibióticos triplicou na pandemia. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/deteccao-de-bacterias-resistentes-antibioticos-triplicou-na-pandemia