O texto “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412, mostra que o crescimento das cidades em todo o planeta também pode afetar a evolução das espécies animais. Nos últimos 50 anos a ocupação urbana cresceu e, apesar das cidades representarem apenas menos de 1% da área do planeta, as espécies animais respondem a essa mudança de diversas formas. Há espécies que rejeitam o ambiente urbano, enquanto outras se beneficiam e a população cresce com as cidades. E há outras que apresentam adaptações que foram selecionadas pelo ambiente urbano. Ou seja, o crescimento das cidades representa uma força seletiva sobre as espécies animais.
Sugerimos a leitura do artigo “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412. A atividade proposta se relaciona com a Evolução Biológica. Os estudantes, divididos em grupos, recebem como desafios as seguintes questões:
a. Os sabiás-do-campo que vivem nas cidades e nos campos nascem todos iguais? Explique.
b. Quais os bicos são mais apropriados para a melhor alimentação nas cidades?
c. Compare a sobrevivência na cidade dos sabiás-do-campo com bicos grandes e bicos pequenos.
4. Aplique seus conhecimentos adquiridos com os dois textos acima. Como devem ter surgido as bactérias super-resistentes a antibióticos? Avalie e compare as duas hipóteses a seguir:
a. As bactérias que entram em contato com o antibiótico sofrem uma transformação e passam a ser resistentes ao AB.
b. Entre as bactérias, há algumas sensíveis e outras resistentes ao AB. A aplicação do AB elimina as sensíveis e as resistentes sobrevivem e se reproduzem mais.
Após a apresentação de cada grupo sobre as atividades acima, as questões abaixo podem ser debatidas com toda a turma para reflexão da influência da urbanização sobre os animais:
Sugerimos a leitura do artigo “Ambientes urbanos: impactos sobre a fauna”, publicado em CH 412. A atividade proposta se relaciona com a Evolução Biológica. Os estudantes, divididos em grupos, recebem como desafios as seguintes questões:
a. Os sabiás-do-campo que vivem nas cidades e nos campos nascem todos iguais? Explique.
b. Quais os bicos são mais apropriados para a melhor alimentação nas cidades?
c. Compare a sobrevivência na cidade dos sabiás-do-campo com bicos grandes e bicos pequenos.
4. Aplique seus conhecimentos adquiridos com os dois textos acima. Como devem ter surgido as bactérias super-resistentes a antibióticos? Avalie e compare as duas hipóteses a seguir:
a. As bactérias que entram em contato com o antibiótico sofrem uma transformação e passam a ser resistentes ao AB.
b. Entre as bactérias, há algumas sensíveis e outras resistentes ao AB. A aplicação do AB elimina as sensíveis e as resistentes sobrevivem e se reproduzem mais.
Após a apresentação de cada grupo sobre as atividades acima, as questões abaixo podem ser debatidas com toda a turma para reflexão da influência da urbanização sobre os animais:
Detecção de bactérias resistentes a antibióticos triplicou na pandemia. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/deteccao-de-bacterias-resistentes-antibioticos-triplicou-na-pandemia