Aprendizado, memória e cultura em insetos

Aprendizado, memória e cultura em insetos

O texto “Aprendizado, memória e cultura em insetos“, publicado na CH 402, traz diversas informações sobre a capacidade dos insetos raciocinarem sobre diferentes estímulos e guardarem novas informações; enfim, aprenderem. Além disso, o texto mostra a influência de diferentes fatores ambientais sobre a capacidade de aprendizado e memória, tais como o sono, a microbiota e os inseticidas. Conclui discutindo aspectos éticos em relação aos insetos.

Possibilidades de abordagem:

  • Comparar a influência do sono e da microbiota na aprendizagem e memória em insetos e outros animais, inclusive os seres humanos;
  • Analisar as implicações éticas decorrentes dos estudos sobre aprendizagem e memória entre os insetos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo Aprendizado, memória e cultura em insetos, publicado na CH 402. Em seguida, a turma seria dividida em três grupos para discutir os seguintes temas: 1. microbiota e aprendizado; 2. sono e aprendizado; 3. cultura e aspectos bioéticos. 

Para guiar o estudo, os grupos devem responder aos seguintes enunciados:

Grupos 1 e 2:
a) Identifique e descreva as pesquisas científicas realizadas; b) a que conclusões essas pesquisas chegaram até o momento e quais perguntas ainda buscam responder; c) os resultados podem ajudar a compreender aspectos do comportamento humano? Por quê?

Grupo 3:
a) Localize e compare as percepções sobre animais de Jeremy Bentham e de René Descartes. b) Identifique trechos do texto que apontam para a ideia de a cultura estar presente em grupos de animais como insetos; c) como os estudos descritos no texto podem levantar novas considerações éticas a respeito de insetos?

Após esse momento de estudos, cada grupo apresentará uma síntese do seu tema para a turma toda, abrindo um debate coletivo sobre os aspectos estudados.

Recursos utilizados:

  • Texto Aprendizado, memória e cultura em insetos“, publicado na CH 402.