Quantas vezes, ao longo do último ano, sentimos que as temperaturas estavam insuportavelmente quentes? Qual é a relação do aumento das temperaturas com as mudanças climáticas?
Em um momento em que todos os recordes de temperatura foram rompidos, o artigo publicado em CH 405 “Brasil 50 graus – Ondas de calor no contexto das mudanças climáticas”, da pesquisadora Núbia Beray Armond, possibilita compreender melhor as relações existentes entre as últimas ondas de calor e as mudanças climáticas.
Esta atividade pode ser desenvolvida com qualquer uma das três séries do Ensino Médio. Previamente, sugere-se que seja solicitado que a turma busque notícias em jornais impressos e na internet sobre os três fenômenos climáticos indicados a seguir: La Niña, El Niño e ondas de Calor. Estas notícias serão utilizadas em sala.
No encontro em sala, sugere-se que seja construída com a turma uma tempestade de ideias a partir do termo onda de calor. Os termos e palavras expressos pelos estudantes podem ser organizados no quadro e, em seguida, suscitar um debate sobre os impactos deste fenômeno no cotidiano dos estudantes.
A partir desta atividade, é possível realizar a leitura inicial do artigo, debatendo-o com a turma e organizando as informações sobre as anomalias de temperatura apresentadas na sessão inicial do texto. Ao fim da leitura desta sessão, sugere-se solicitar aos estudantes que indiquem ao menos uma consequência em seu cotidiano das anomalias citadas no texto, considerando regiões diferentes do planeta.
Após este debate, é possível continuar a leitura do texto ao iniciar a sessão que discute o papel dos fenômenos de efeito estufa, La Niña e El Niño. A partir disso, sugere-se então retomar as reportagens trazidas pelos estudantes.
Neste momento é possível solicitar à turma que analise as reportagens, pensando nos seguintes aspectos: como estes fenômenos são apresentados nos meios de comunicação? Quais locais foram citados nas reportagens? Quais foram os impactos desses fenômenos para a sociedade? Tendo feito esta análise, seria interessante consultar a turma sobre o que indicariam como medida para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Com o desenvolvimento da leitura do texto é possível retomar a distinção entre tempo e clima e debater quais são os caminhos existentes para reduzir a frequência destes fenômenos climáticos anômalos.
Por fim, a turma pode organizar cartazes a partir do que a autora chama de contextos de esperança e propor ações na escola, no município, no estado e no país que possam contribuir para a redução das emissões de gás carbônico e de outros poluentes que contribuem para o aumento da temperatura.