Quais são as razões que levam cientistas a deixarem o Brasil para darem continuidade a suas pesquisas em outros países? Estamos falando de pessoas altamente qualificadas que dedicaram, em média, 12 anos de estudos, para se tornarem especialistas e referências na produção de conhecimento em suas áreas. O artigo “Diáspora de cientistas brasileiros”, publicado na coluna “Conexão Ciência e Saúde” de CH 415, nos ajuda a compreender de que forma o fenômeno popularmente chamado de “fuga de cérebros” é consequência da ausência de investimentos e de políticas públicas – como de seguridade social voltada para estudantes de pós-graduação – que tem impactado o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
Esta proposta pedagógica pode ser realizada em uma sequência didática de quatro tempos de 50 minutos, organizada em dois momentos. Para realização do primeiro momento da atividade, em sala, sugere-se que o/a professor/a elabore previamente um estudo dirigido sobre o artigo “Diáspora de cientistas brasileiros”, publicado em CH 415, com perguntas que colaborem para a compreensão do texto pelos/as estudantes.
No primeiro momento da atividade – com duração de até dois tempos de aula – a turma pode ser organizada em grupos para que realizem o estudo dirigido. Após a leitura do texto e realização da atividade pelos estudantes, cabe a realização de uma roda de conversa em que os grupos apresentem os pontos que mais chamaram a atenção.
Neste momento, o/a professor/a pode mediar o debate apresentando e desenvolvendo alguns dos objetivos indicados na seção anterior. Nesse sentido, é interessante indagar os/as estudantes sobre as seguintes questões:
Quais são os fatores que repelem pesquisadoras/es do Brasil; 2) Quais são os fatores que atraem pesquisadoras/es para outros países; 3) Quais são os requisitos necessários para um/a pesquisador/a migrar para outro país; 4) Quais são os impactos da falta de investimentos em ciência e tecnologia para cientistas em formação.
Sugerimos na seção “Explore+” alguns materiais que podem contribuir para o desenvolvimento das questões indicadas anteriormente.
Ao término deste primeiro momento, reorganize a turma em cinco grupos: a) pesquisadoras/es defensores da diáspora científica; b) pesquisadoras/es críticos à diáspora científica; c) representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e d) representantes das associações de docentes e de estudantes de pós-graduação.
Cada um destes grupos ficará responsável por representar os interesses do ator que representa no segundo momento da atividade – uma simulação de uma mesa de negociações. Para tal, as/os estudantes devem se preparar e organizar uma listagem de reivindicações, considerações e proposições sobre a diáspora científica no Brasil. Sugere-se que o/a professor/a da turma organize um documento indicando algumas regras e boas práticas para o desenvolvimento da mesa de negociações.
No segundo momento da atividade, organize a sala de maneira que todos/as os/as estudantes possam ver uns aos outros. O/a professor/a será o mediador da mesa de negociações, organizada em rodadas onde cada grupo terá um tempo pré-estabelecido para apresentar seus argumentos. O objetivo da atividade é elaborar estratégias e indicativos de políticas públicas que visem a melhorar as condições de trabalho de cientistas brasileiros/as e garantir que possam escolher se querem permanecer no Brasil ou migrar para outro país.
Como o Brasil está perdendo seus gênios – e por que isso pode não ser tão ruim. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RnKvR9KEAZI
Brasil vê fuga de cientistas por falta de investimentos | CNN PRIME TIME. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2jI91UlaDV4
Após recorde de fuga de cérebros, Brasil precisa voltar a atrair profissionais. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/apos-recorde-de-fuga-de-cerebros-brasil-precisa-voltar-a-atrair-profissionais/
O outro lado da fuga de cérebros. Disponível em: https://www.sciencearena.org/entrevistas/o-outro-lado-da-fuga-de-cerebros/
Diáspora brasileira de ciência, tecnologia e inovação: panorama, iniciativas auto-organizadas e políticas de engajamento. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8658500
Diáspora científica: estudo inédito revela perfil e sentimentos dos cientistas que deixaram o Brasil. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/diaspora-cientifica-estudo-inedito-revela-perfil-e-sentimentos-dos-cientistas-que-deixaram-o-brasil/