De onde vem a comida que você come? Você sabe como ela é produzida, transportada e distribuída? Existe alguma relação entre justiça social, revolução verde e produção de alimentos? O artigo Direitos humanos à mesa nos convida a refletir sobre as configurações atuais da cadeia de produção de alimentos, considerando que os avanços tecnológicos associado a esta atividade estão concentrados nas mãos de poucas empresas, contribuindo para a promoção de desigualdades e injustiças sociais. O artigo aborda um tema inserido no cotidiano dos estudantes e na própria dinâmica escolar: a alimentação. Abordar este debate em sala de aula é uma ótima estratégia para ampliarmos um olhar mais cuidadoso e crítico para um hábito cotidiano que é a alimentação. Além disso, esta reflexão suscita debates sobre os impactos sociais que envolvem a crescente presença dos conglomerados que produzem sementes e agrotóxicos.
Previamente, a turma poderá ser organizada em grupos e escolher um tipo de alimento que faça parte das seguintes categorias: grãos, hortaliças, frutas, carnes, laticínios e ultraprocessados. Cada grupo deverá pesquisar o caminho que este produto faz desde o cultivo até a venda ao consumidor final. Certamente, muitos estudantes terão dificuldades de encontrar todas as informações necessárias. Entretanto, este tipo de atividade é importante para que os grupos percebam que existe uma cadeia, uma rede que conecta diversas etapas na produção de alimentos.
A segunda parte da atividade acontecerá em aula e consiste na apresentação das informações levantadas pelos grupos. Conforme cada grupo apresentar as informações obtidas e dúvidas identificadas durante a pesquisa, sugere-se que seja utilizado um mapa do Brasil e papéis coloridos para identificar os locais de produção, distribuição e venda dos alimentos selecionados. Pode-se utilizar barbante ou outro material para estabelecer as conexões entre os locais e assim organizar no mapa uma rede que represente a cadeia de produção dos alimentos selecionados pelos grupos.
A partir da espacialização da cadeia produtiva dos alimentos, seria interessante destacar a inserção e localização das empresas que produzem equipamentos, sementes e insumos na cadeia de produção dos alimentos. Neste momento, sugere-se questionar a turma sobre o potencial econômico destas empresas e sobre os impactos desta atividade para a sociedade. A partir deste diálogo, pode-se utilizar trechos do artigo, assim como vídeos, notícias e reportagens que promovam reflexões sobre a produção de alimentos no Brasil, o uso de insumos e agrotóxicos e os impactos sociais deste tipo de produção. Este pode ser um momento importante de retomada dos debates sobre a revolução verde no Brasil, com ênfase nos impactos sociais causados pela adoção das sementes geneticamente modificadas e pelo uso de agrotóxicos.
Por fim, é interessante retomar o mapa e observar a presença das grandes empresas citadas no artigo em cada um dos níveis dessa cadeia produtiva. Além disso, ao fim da aula a turma poderá ficar responsável por realizar uma pesquisa sobre os movimentos populares de resistência às sementes geneticamente modificadas, assim como ao uso de agrotóxicos.
Estudo mostra pela 1ª vez que agrotóxicos cancerígenos são lançados de avião em SP. Repórter Brasil e Agência Pública, disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2022/10/estudo-mostra-pela-primeira-vez-que-agrotoxicos-cancerigenos-sao-lancados-de-aviao-em-sp/
Estudar agrotóxicos é motivo de perseguição contra cientistas brasileiros. Jornal Brasil de Fato, disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/31/estudar-agrotoxicos-e-motivo-de-perseguicao-contra-cientistas-brasileiros
Bayer compra Monsanto e cria maior grupo de agrotóxicos e transgênicos. Revista Carta Capital, disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/bayer-compra-monsanto-e-cria-maior-grupo-de-agrotoxicos-e-transgenicos/
Quais soluções já existem para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados? | Nexo, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=U-HlOgDLi2c
O veneno está na mesa. Documentário de Sílvio Tendler sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SHkRoIvahpg
Uma voz contra o poder. Netflix, 2021. Trailer do filme disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=k1W5QDL01aA