Direitos humanos à mesa (POSSIBILIDADE 2)

Direitos humanos à mesa
(POSSIBILIDADE 2)

De onde vem a comida que você come? Você sabe como ela é produzida, transportada e distribuída? Existe alguma relação entre justiça social, revolução verde e produção de alimentos? O artigo Direitos humanos à mesa nos convida a refletir sobre as configurações atuais da cadeia de produção de alimentos, considerando que os avanços tecnológicos associado a esta atividade estão concentrados nas mãos de poucas empresas, contribuindo para a promoção de desigualdades e injustiças sociais. O artigo aborda um tema inserido no cotidiano dos estudantes e na própria dinâmica escolar: a alimentação. Abordar este debate em sala de aula é uma ótima estratégia para ampliarmos um olhar mais cuidadoso e crítico para um hábito cotidiano que é a alimentação. Além disso, esta reflexão suscita debates sobre os impactos sociais que envolvem a crescente presença dos conglomerados que produzem sementes e agrotóxicos.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir a inserção do conceito de rede no cotidiano dos estudantes, utilizando a alimentação como objeto de análise;
  • Analisar as transformações promovidas pela revolução verde no espaço rural brasileiro a partir dos dados presentes no artigo sobre os conglomerados empresariais de tecnologias bioquímicas e genéticas;
  • Espacializar a produção agropecuária brasileira, a partir dos hábitos alimentares dos estudantes;
  • Ler e interpretar  mapas, gráficos e imagens associadas ao tema.

Proposta de atividade:

Previamente, a turma poderá ser organizada em grupos e escolher um tipo de alimento que faça parte das seguintes categorias: grãos, hortaliças, frutas, carnes, laticínios e ultraprocessados. Cada grupo deverá pesquisar o caminho que este produto faz desde o cultivo até a venda ao consumidor final. Certamente, muitos estudantes terão dificuldades de encontrar todas as informações necessárias. Entretanto, este tipo de atividade é importante para que os grupos percebam que existe uma cadeia, uma rede que conecta diversas etapas na produção de alimentos.

A segunda parte da atividade acontecerá em aula e consiste na apresentação das informações levantadas pelos grupos. Conforme cada grupo apresentar as informações obtidas e dúvidas identificadas durante a pesquisa, sugere-se que seja utilizado um mapa do Brasil e papéis coloridos para identificar os locais de produção, distribuição e venda dos alimentos selecionados. Pode-se utilizar barbante ou outro material para estabelecer as conexões entre os locais e assim organizar no mapa uma rede que represente a cadeia de produção dos alimentos selecionados pelos grupos.

A partir da espacialização da cadeia produtiva dos alimentos, seria interessante destacar a inserção e localização das empresas que produzem equipamentos, sementes e insumos na cadeia de produção dos alimentos. Neste momento, sugere-se questionar a turma sobre o potencial econômico destas empresas e sobre os impactos desta atividade para a sociedade. A partir deste diálogo, pode-se utilizar trechos do artigo, assim como vídeos, notícias e reportagens que promovam reflexões sobre a produção de alimentos no Brasil, o uso de insumos e agrotóxicos e os impactos sociais deste tipo de produção. Este pode ser um momento importante de retomada dos debates sobre a revolução verde no Brasil, com ênfase nos impactos sociais causados pela adoção das sementes geneticamente modificadas e pelo uso de agrotóxicos.

Por fim, é interessante retomar o mapa e observar a presença das grandes empresas citadas no artigo em cada um dos níveis dessa cadeia produtiva. Além disso, ao fim da aula a turma poderá ficar responsável por realizar uma pesquisa sobre os movimentos populares de resistência às sementes geneticamente modificadas, assim como ao uso de agrotóxicos.

Recursos utilizados:

  • Versão impressa ou disponibilizada digital do texto Direitos humanos à mesa;
  • Mapa do Brasil;
  • Folhas coloridas e barbante.

Estudo mostra pela 1ª vez que agrotóxicos cancerígenos são lançados de avião em SP. Repórter Brasil e Agência Pública, disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2022/10/estudo-mostra-pela-primeira-vez-que-agrotoxicos-cancerigenos-sao-lancados-de-aviao-em-sp/

Estudar agrotóxicos é motivo de perseguição contra cientistas brasileiros. Jornal Brasil de Fato, disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/31/estudar-agrotoxicos-e-motivo-de-perseguicao-contra-cientistas-brasileiros

Bayer compra Monsanto e cria maior grupo de agrotóxicos e transgênicos. Revista Carta Capital, disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/bayer-compra-monsanto-e-cria-maior-grupo-de-agrotoxicos-e-transgenicos/

Quais soluções já existem para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados? | Nexo, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=U-HlOgDLi2c

O veneno está na mesa. Documentário de Sílvio Tendler sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SHkRoIvahpg

Uma voz contra o poder. Netflix, 2021. Trailer do filme disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=k1W5QDL01aA