Esquizofrenia e autoimunidade

Esquizofrenia e autoimunidade:
uma relação que merece atenção

O texto “Esquizofrenia e autoimunidade: uma relação que merece atenção”, publicado na CH 403, traz diversas informações sobre o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune em pessoas com esquizofrenia. Os avanços científicos relatados no texto permitem correlacionar estes sistemas com o sono e a aprendizagem, evidenciando mecanismos de prevenção e tratamento para a esquizofrenia. É um texto que possibilita múltiplas abordagens de conteúdos biológicos.

Possibilidades de abordagem:

  • Elaborar um glossário de termos para ampliar o vocabulário e desenvolver novos conceitos em Biologia; 
  • Compreender a relação existente entre autoimunidade, esquizofrenia e o sistema nervoso;  
  • Discutir a importância do sono para a aprendizagem;
  • Diferenciar etapas do método científico.

Proposta de atividade:

Considerando que o texto apresenta termos e conceitos que não são explicados e que podem ser distantes do vocabulário estudantil, sugerimos a construção de um glossário com os alunos à medida que a leitura for feita. Identificamos os seguintes termos: “observações clínicas anedóticas”, “pequenos ensaios clínicos”, “gêmeos monozigóticos (idênticos)/dizigóticos (fraternos)”, “toxoplasmose”, “líquido cefalorraquidiano”, “Estudos anatomopatológicos”, “anticorpos monoclonais”. 

Algumas questões podem ser tratadas com os estudantes em grupos menores:

  1. Como se calcula o risco de uma doença ser herdada geneticamente? (Sugerimos dois textos para aprofundamento. O texto 1 citado abaixo em “Recursos utilizados” é destinado aos alunos, e o item 1 do “Explore +” aos docentes.)
  2. Normalmente as pessoas consideram que os neurônios são o único tipo de célula presente no sistema nervoso. Encontre no texto outro tipo de célula e sua função para o bom funcionamento do sistema nervoso.
  3. Muitos estudos afirmam que o sono é fundamental para a aprendizagem. Encontre no texto a explicação biológica para isso. Faça uma reflexão: você dormiu bem hoje?
  4. O artigo mostra a importância de se considerar doenças autoimunes como forma de se conhecer melhor e tratar a esquizofrenia. Que evidências o texto aponta para sustentar essa afirmação?
  5. Ao final, o autor diz que: “Diferentes níveis de evidências vêm reforçando a instigante hipótese de que disfunções imunes possam contribuir para o desenvolvimento e a progressão de, pelo menos, parte dos casos de esquizofrenia”. O que ele quer dizer com a palavra “hipótese”? Por que não usar no seu lugar a palavra “teoria”? (sugerimos o texto 2 em “Recursos utilizados”).

Recursos utilizados: