Estratégias de conservação contra ameaça à fauna

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Estratégias de Conservação contra ameaça à fauna“, publicado em CH 409, traz o dado alarmante de que mais de 1.000 espécies animais estão em risco de extinção no Brasil. Ao explicar como uma espécie é considerada ameaçada e as possíveis estratégias para sua conservação, o artigo permite o trabalho do conteúdo ecológico de modo aplicado a realidades regionais brasileiras.

Possibilidades de abordagem:

• Relacionar a extinção de espécies à diminuição dos habitats, oferta de nicho ecológico, interações entre organismos e dinâmica populacional;
  • Compreender como as estratégias mencionadas no texto são relevantes para a conservação da biodiversidade;
  • Conhecer o impacto da possível extinção regional de espécies a partir de pesquisa na lista vermelha de espécies ameaçadas.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo Estratégias de Conservação contra ameaças à fauna“, publicado em CH 409, como atividade prevista no planejamento da Unidade Ecologia – populações e Interações Ecológicas. As seguintes questões podem ser discutidas em grupos e debatidas coletivamente sob mediação do professor:

1. Para você, qual o valor de uma espécie?
  2. Por que restringir a área de vida de uma espécie pode levar à extinção? Qual a principal causa da redução da área de vida? Por que as espécies de maior porte, ou as endêmicas, têm mais chance de se extinguir na natureza? Como uma espécie atua no equilíbrio dinâmico de determinado habitat?
  3. Explique o papel do fluxo gênico para a conservação das espécies.
  4. Com base no texto, explique a importância da elaboração da lista vermelha e das unidades de conservação. De que forma essas estratégias de conservação visam manter e aprimorar a dinâmica das populações e suas interações ecológicas? Compare a quantidade de espécies ameaçadas dadas no texto com as estimativas do passado. Leia o texto 2 em “Recursos Utilizados”.
  5. Ao final do texto, citam-se algumas espécies já extintas, incluindo espécies de aves e mamíferos, importantes dispersores de sementes. Explique a possível relação entre o desaparecimento dessas espécies de animais e a diminuição da biodiversidade vegetal. Quais interações ecológicas são prejudicadas com esse desaparecimento? Leia o item 3 em “Recursos utilzados” e explique.

Após essas questões, cada grupo deve realizar uma pesquisa na listagem vermelha estadual (caso haja) ou nacional (item 4 em “Recursos utilizados) de espécies ameaçadas de extinção, escolher uma  espécie ameaçada da sua região e apresentar para a turma, descrevendo:

• suas funções ecológicas para o habitat/comunidade/ecossistema que ocupa;
  • se há estratégia de conservação prevista para a espécie em questão ou habitat/região;
  • quais os prejuízos para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico caso a extinção ocorra.

Recursos utilizados:

• Artigo Estratégias de Conservação contra ameaça à fauna, publicado em CH 409
  • “Quem entra na lista vermelha?”, publicado em https://chc.org.br/artigo/quem-entra-na-lista-vermelha/
  • “Na iminência de uma nova extinção?”, publicado em https://cienciahoje.org.br/na-iminencia-de-uma-nova-extincao/