Fauna e rodovia: Quando o progresso atropela a biodiversidade

BIOLOGIA CONSERVAÇÃO GEOGRAFIA

Fauna e rodovia: Quando o progresso atropela a biodiversidade

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “Fauna e rodovia: quando o progresso atropela a biodiversidade“, publicado em CH 414,  mostra os efeitos danosos da construção de rodovias sobre a conservação dos biomas e da fauna, especialmente de vertebrados. O artigo também trata das consequências da presença de rodovias sobre seres humanos e formas de mitigação dos problemas apresentados. 

Possibilidades de abordagem:

  • Identificar os problemas de conservação dos biomas e da fauna associados às rodovias do Brasil; 
  • Pensar soluções para evitar o crescimento de rodovias e mitigar seus impactos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo Fauna e rodovia: Quando o progresso atropela a biodiversidade“, publicado em CH 414, e o debate das questões abaixo. 

Os estudantes, divididos em grupos, recebem como desafios as seguintes questões:

  • O texto descreve os impactos que a rodovia causa aos ecossistemas ao redor. Quais seriam eles?
  • Como forma de mitigar os impactos de uma rodovia são instaladas telas de isolamento e/ou diferentes tipos de passagens para a fauna. Analise essas duas estratégias de acordo com a possibilidade de evitar ou minimizar os impactos citados na questão anterior.
  • O texto diz que “O trabalho mostrou que, para todos os biomas brasileiros (com exceção para o Pampa), a chance de encontrar vegetação nativa aumenta à medida que nos distanciamos das rodovias. Isto é, as rodovias causam perda de vegetação nativa e funcionam como direcionadoras de desmatamento.” O que você entende por isso?
  • As estradas podem fragmentar biomas que tinham área maior antes da construção da estrada. Como isso pode afetar os animais? Esse efeito é igual para todos? Pensem no tamanho das espécies, sua forma de deslocamento e sua posição na teia alimentar.
  • Qual seria a melhor forma de evitar que a fauna morra nas estradas e escoar os produtos da economia de um lugar ao outro do país (leia o recurso utilizado 2).
  • No texto, aprendemos que “Estudos feitos no Rio Grande do Sul publicados desde 2012 estimaram os seguintes valores: mais de 7 mil anfíbios mortos em um trecho de apenas 1 km por seis meses; 9 mil anfíbios mortos por km por ano em outra rodovia; e mais de 130 anfíbios mortos por km por dia em outra.” Esses números, mais a doença de um fungo altamente transmissível (leia o recurso utilizado 3) revelam uma sistemática dizimação dos anfíbios. Você considera que, se fossem outros grupos animais, como mamíferos, essas mortes teriam mais atenção da opinião pública? Discuta com seus colegas esse fenômeno e as estratégias de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de preservar os diferentes grupos animais.

Recursos utilizados:

Explore+

“A rodovia que mata mais de 2 mil animais silvestres por ano”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxxy6jgpj6go

“Animais e estradas no Brasil: muito mais do que atropelamentos” . Disponível em:  https://brasil.mongabay.com/2022/05/animais-e-estradas-no-brasil-muito-mais-do-que-atropelamentos/