O texto Fogo: da catástrofe à conservação ambiental é rico por contextualizar a relevância e o papel do fogo sob uma ótica pouco explorada. A partir deste texto em que o fogo é tratado como um ativo ambiental, é possível criar estratégias didáticas investigativas para abordar conhecimentos da biologia e de outras disciplinas, especialmente a geografia.
Inicialmente, sugere-se a leitura do texto para uma reflexão sobre os conceitos pirofóbico e pirofítico. Em seguida, propõe-se uma pesquisa de notícias de eventos de fogo em diferentes regiões do país ou do mundo.
A partir das notícias – e com auxílio de materiais cartográficos, como mapas de biomas e climogramas –, identificar o local, o bioma, a época do ano e a estação em que o evento do fogo ocorreu, bem como, se a notícia trouxer, as causas iniciais do fogo.
Uma possibilidade de reunir e organizar as informações pesquisadas pelos estudantes é elaborar de uma tabela de caracterização destes diferentes eventos de fogo.
Com a elaboração da tabela, será interessante discutir os possíveis impactos ambientais, e, a partir dessa reflexão, pensar em ações e políticas públicas no sentido de preservar a biodiversidade nos diferentes contextos socioambientais.
Por fim, vale investigar se os estudantes identificam algum impacto sobre suas vidas relacionado ao fogo. Neste momento, a utilização do aplicativo Windy pode auxiliar nas reflexões sobre impactos globais de eventos locais de fogo. O aplicativo mostra, em tempo real e com previsão de quatro dias, a intensidade do fogo, anomalia de umidade, intensidade de seca, concentração de ozônio e indicadores da qualidade do ar –como material particulado, concentrações de diversos poluentes, particularmente monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre para todo o planeta.
A atividade proposta, portanto, visa auxiliar na compreensão do fogo como uma possível ferramenta de conservação ambiental, desde que considerados os contextos locais dos biomas em que ocorrem.