Lagartos da Caatinga: Fundamentais para os ecossistemas e o nosso bem-estar

Lagartos da Caatinga: Fundamentais para os ecossistemas e o nosso bem-estar

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Lagartos da Caatinga” aborda a importância da Caatinga, sua histórica invisibilidade e recente protagonismo, para realçar a relevância dos lagartos neste bioma brasileiro. Com isso, o texto permite articular conteúdos de fisiologia animal e de biomas e sua conservação. O aprendizado desses conteúdos permite a articulação de conhecimentos biológicos e ecológicos.

Possibilidades de abordagem:

  • Correlacionar as características fisiológicas e ecológicas dos lagartos às condições ambientais do bioma Caatinga; 
  • Comparar a Caatinga a outros hotspots do Brasil;
  • Reconhecer as ameaças históricas ao bioma Caatinga e aos répteis;
  • Discutir a relevância dos répteis na sociedade humana e nos ecossistemas.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura conjunta com os alunos de partes do texto “Lagartos da Caatinga: fundamentais para os ecossistemas e para o nosso bem-estar” do seu início até o momento em que ocorre a caracterização da Caatinga, o subtítulo “A mata branca”, inclusive, e a última seção do texto “Ameaça e conservação”.

Em seguida, a turma deve discutir as questões enumeradas abaixo. O professor conduz o debate com a turma toda e media as intervenções dos estudantes. 

O Cerrado e a Floresta Atlântica são considerados os principais ecossistemas hotspots do Brasil. Discuta por que a Caatinga também poderia ser considerada um hotspot e por que a Amazônia normalmente não é. Sugerimos aqui a leitura conjunta com os alunos do material 2 dos “Recursos utilizados” (tópico abaixo).

Identificar no texto as ameaças históricas ao bioma Caatinga como um todo e aos grupos de répteis especificamente. Por que o convívio humano pode ameaçar os répteis de qualquer ambiente, além da Caatinga? Que benefícios os lagartos podem trazer à sociedade e aos ambientes naturais?

Mamíferos, assim como os répteis, têm pele seca, fecundação interna e protegem os embriões e fetos da perda de água com a bolsa amniótica, que nos mamíferos fica por dentro da placenta. Quanto à excreção, os mamíferos excretam ureia na urina líquida. Já os répteis (inclusive as aves) excretam ácido úrico, aquela massa branca que por vezes aparece ao lado das fezes escuras. A formação de ácido úrico consome mais energia do que a de ureia. Por que a seleção natural favoreceu a excreção de ácido úrico nos répteis e aves? Dica: seria viável que o embrião de aves e répteis eliminasse ureia? Compare o local do desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos.

Professor: além da falta de espaço para acumular urina líquida no ovo, há a questão da toxicidade maior de ureia e amônia em comparação ao ácido úrico, que é menos tóxico. A ureia e amônia poderiam matar o embrião se permanecessem no ovo. Você pode se aprofundar nisso no material 1 do “Explore +”.

Recursos utilizados:

  • 1- Artigo “Lagartos da Caatinga: fundamentais para os ecossistemas e para o nosso bem-estar”.
  • 2- Artigo “Hotspot de biodiversidade: o que é e qual é sua importância?”
    https://www.ecycle.com.br/hotspot/