Recife sob estresse

Descobridores do grafeno: cientistas esquecidos pela nanotecnologia

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto Recifes sob estresse aborda um tema relevante na atualidade: o impacto ambiental constante sofrido por recifes de corais, ecossistema importante para biodiversidade e regulação marinha, mas ainda pouco compreendido pela população. A utilização desse texto propicia uma rica abordagem didática sobre o funcionamento do ecossistema marinho, as influências que recebem e atingem as comunidades que os compõem e, ainda, os serviços ecossistêmicos que podem oferecer.

Possibilidades de abordagem:

• Conceituar o que são e discutir a importância ecológica e socioeconômica dos recifes de corais.
  • Discutir teias tróficas e relações ecológicas usando os exemplos encontrados no texto.
  • Discutir o impacto dos estressores de recifes tais como sobrepesca, turismo e poluição mencionados no texto.
  • Diferenciar serviços ambientais (exemplificados, mas não conceituados no texto) e serviços ecossistêmicos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo Recifes sob estresse, da edição 397. Em seguida, a turma deve discutir as questões enumeradas abaixo. Recomendamos que a discussão seja feita inicialmente em três pequenos grupos com base nos materiais de apoio descritos abaixo para cada questão.

• Que importância têm os corais para a biodiversidade do planeta e para as sociedades humanas? (ler material 2)
  • Qual a relação entre aquecimento global, branqueamento dos corais, acidificação dos oceanos e manutenção da biodiversidade? (ler material 3)
  • Que mudanças locais podem afetar a sobrevivência dos corais? Que importância os corais podem ter para as pessoas que dependem desse ecossistema? (ler material 4)

Finalizado o debate nos pequenos grupos, o professor deve conduzir o debate com a turma toda, mediando as intervenções dos integrantes de cada grupo sobre as questões enumeradas. Durante o debate, o professor pode contextualizar aspectos das relações tróficas e ecológicas a partir dos serviços ecossistêmicos dos recifes de corais, a importância da biodiversidade e o impacto dos distúrbios causados pelos estressores deste ecossistema.

Dependendo do planejamento docente, a atividade consiste, portanto, em introduzir/aprofundar/resgatar conceitos ecológicos envolvendo aspectos socioambientais e econômicos da relação sociedade/natureza.