Recife sob estresse

Descobridores do grafeno: cientistas esquecidos pela nanotecnologia

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto Recifes sob estresse aborda um tema relevante na atualidade: o impacto ambiental constante sofrido por recifes de corais, ecossistema importante para biodiversidade e regulação marinha, mas ainda pouco compreendido pela população. A utilização desse texto propicia uma rica abordagem didática sobre o funcionamento do ecossistema marinho, as influências que recebem e atingem as comunidades que os compõem e, ainda, os serviços ecossistêmicos que podem oferecer.

Possibilidades de abordagem:

  • Conceituar o que são e discutir a importância ecológica e socioeconômica dos recifes de corais.
  • Discutir teias tróficas e relações ecológicas usando os exemplos encontrados no texto.
  • Discutir o impacto dos estressores de recifes tais como sobrepesca, turismo e poluição mencionados no texto.
  • Diferenciar serviços ambientais (exemplificados, mas não conceituados no texto) e serviços ecossistêmicos.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo Recifes sob estresse, da edição 397. Em seguida, a turma deve discutir as questões enumeradas abaixo. Recomendamos que a discussão seja feita inicialmente em três pequenos grupos com base nos materiais de apoio descritos abaixo para cada questão.

  • Que importância têm os corais para a biodiversidade do planeta e para as sociedades humanas? (ler material 2)
  • Qual a relação entre aquecimento global, branqueamento dos corais, acidificação dos oceanos e manutenção da biodiversidade? (ler material 3)
  • Que mudanças locais podem afetar a sobrevivência dos corais? Que importância os corais podem ter para as pessoas que dependem desse ecossistema? (ler material 4)

Finalizado o debate nos pequenos grupos, o professor deve conduzir o debate com a turma toda, mediando as intervenções dos integrantes de cada grupo sobre as questões enumeradas. Durante o debate, o professor pode contextualizar aspectos das relações tróficas e ecológicas a partir dos serviços ecossistêmicos dos recifes de corais, a importância da biodiversidade e o impacto dos distúrbios causados pelos estressores deste ecossistema.

Dependendo do planejamento docente, a atividade consiste, portanto, em introduzir/aprofundar/resgatar conceitos ecológicos envolvendo aspectos socioambientais e econômicos da relação sociedade/natureza.