O artigo “Recomendações do G20”, publicado na coluna “Cultura oceânica” de CH 416, mostra o destaque que os oceanos tiveram durante o mandato brasileiro na presidência do G20, o grupo de países que detém a maior parte do PIB mundial. O artigo aponta os oceanos como fonte para a crise planetária.
Dessa forma, os oceanos podem servir para o estudo interdisciplinar de conteúdos de Biologia, História e Geografia que discutam os benefícios e a importância dos oceanos para os brasileiros, mesmo para aqueles que vivem longe dele, e os limites e potencialidades das reuniões de países na sociedade contemporânea.
Sugerimos a organização prévia da atividade conjuntamente entre professores de Biologia, História e Geografia. Em sala, recomendamos a leitura integral do artigo “Recomendações do G20”, publicado na coluna “Cultura oceânica” de CH 416.
Os estudantes recebem como desafios as seguintes questões:
Divididos em 4 grupos, os estudantes passarão à segunda parte da atividade:
G20 discute futuro dos oceanos, responsáveis por até 6% da economia global. Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/g20-no-brasil/noticia/2024/06/14/g20-discute-futuro-dos-oceanos-responsaveis-por-ate-6percent-da-economia-global.ghtml
Década da Pesquisa Oceânica. Disponível em https://ciencianomar.mctic.gov.br/decada-pesquisa-oceanica-brasil/
Ações da década. Disponível em https://oceandecade.org/pt/decade-actions/
Semana do Meio Ambiente 2023: Combata a poluição plástica! Disponível em https://www.institutoluisa.org.br/semana-do-meio-ambiente-2023-combata-a-polui%C3%A7%C3%A3o-pl%C3%A1stica