Recomendações do G20

BASTIDORES DA CIÊNCIA
Os primeiros antibacterianos

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “Recomendações do G20”, publicado na coluna “Cultura oceânica” de CH 416,  mostra o destaque que os oceanos tiveram durante o mandato brasileiro na presidência do G20, o grupo de países que detém a maior parte do PIB mundial. O artigo aponta os oceanos como fonte para a crise planetária. 

Dessa forma, os oceanos podem servir para o estudo interdisciplinar de conteúdos de Biologia, História e Geografia que discutam os benefícios e a importância dos oceanos para os brasileiros, mesmo para aqueles que vivem longe dele, e os limites e potencialidades das reuniões de países na sociedade contemporânea.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir a importância dos oceanos para nossa vida; 
  • Identificar ameaças socioambientais à sustentabilidade dos oceanos; 
  • Compreender a importância das cúpulas globais, como G20, no mundo multilateral contemporâneo.

Proposta de atividade:

Sugerimos a organização prévia da atividade conjuntamente entre professores de Biologia, História e Geografia. Em sala, recomendamos a leitura integral do artigo “Recomendações do G20”, publicado na coluna “Cultura oceânica” de CH 416. 

Os estudantes recebem como desafios as seguintes questões:

  1. Pense na sua cidade e na vida da sua família. Como o oceano se relaciona com vocês? Quais são as atividades que o oceano promove que impactam a sua vida?
  2. Explique por que o oceano é crucial no combate à fome, à pobreza e às desigualdades. 
  3. Na sua cidade, os oceanos ajudam dessa forma? Explique. Caso não ajudem atualmente, como podem passar a ajudar?
  4. Dê exemplos de como a tripla crise planetária afeta a sua região. 
  5. Quais impactos socioambientais existentes na sua região podem ser mitigados caso os oceanos sejam tratados de maneira mais sustentável?
  6. O que é acidificação dos oceanos? Por que isso é um problema para a biodiversidade marinha? Como isso afeta a sua cidade? Utilize o item 2 abaixo em “Recursos utilizados”. 
  7. Pesquise a quantidade de plástico nos oceanos. Por que isso é um problema? Utilize o item 3 em “Recursos utilizados”. 

 

Divididos em 4 grupos, os estudantes passarão à segunda parte da atividade: 

 

  1. Pesquise sobre a criação do G20. Como a reunião de países pode contribuir para a redução dos efeitos da tripla crise planetária citada no texto? Utilize o item 4 em “Recursos utilizados”. 
  2. O artigo mostra 10 linhas de ação prioritária para os oceanos. Cada grupo deve escolher uma linha de ação e desenvolver um texto em tópicos de como a sua cidade pode contribuir para o objetivo da linha de ação escolhida.  
  3. Quais são os limites e potencialidades das reuniões multilaterais entre países no mundo atual?

Recursos utilizados:

Explore +

G20 discute futuro dos oceanos, responsáveis por até 6% da economia global. Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/g20-no-brasil/noticia/2024/06/14/g20-discute-futuro-dos-oceanos-responsaveis-por-ate-6percent-da-economia-global.ghtml

Década da Pesquisa Oceânica. Disponível em https://ciencianomar.mctic.gov.br/decada-pesquisa-oceanica-brasil/

Ações da década. Disponível em https://oceandecade.org/pt/decade-actions/

Semana do Meio Ambiente 2023: Combata a poluição plástica! Disponível em https://www.institutoluisa.org.br/semana-do-meio-ambiente-2023-combata-a-polui%C3%A7%C3%A3o-pl%C3%A1stica