Restrições não freiam a migração, só a tornam mais vulnerável

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Restrições não freiam a migração, só a tornam mais vulnerável

Com as medidas restritivas adotadas pela Casa Branca neste novo mandato de Donald Trump, a caça aos migrantes ganha novos contornos, com marcas de violência e uso de práticas abusivas dentro e fora do território estadunidense. A realização de blitz para reter migrantes ilegais, o incentivo à delação de pessoas que possam estar ilegalmente no país e o uso exacerbado da força nos voos de repatriação têm impactado diversas comunidades, inclusive a de brasileiros. 

Neste sentido, a entrevista concedida pela professora da UFRJ Gislene Santos em CH 418 nos ajuda a pensar sobre as consequências deste tipo de ação governamental.

Possibilidades de abordagem:

  • Mobilizar os conceitos de fronteira e migração a fim de analisar a nova política migratória dos Estados Unidos;
  • Identificar de que maneira o Brasil está inserido diretamente nas alterações promovidas pelo governo Trump; 
  • Analisar relatos e registros jornalísticos sobre a nova política migratória observando recortes raciais, de gênero e classe.

Proposta de atividade:

Esta atividade pode ser desenvolvida em até dois tempos de aula, com qualquer uma das três séries do Ensino Médio. Sugere-se que, anteriormente, a turma faça uma pesquisa em redes sociais sobre relatos de migrantes nos Estados Unidos, especialmente após o endurecimento das políticas migratórias no país. Estes relatos serão apresentados por cada estudante, que também pode indicar suas dúvidas sobre o que tem acontecido. 

Diante da apresentação, recomenda-se a leitura da entrevista em voz alta com a turma. Neste momento, cabe destacar os pontos que mais chamarem a atenção e elucidar dúvidas que surgirem. É possível também seguir com a leitura de outras notícias que abordam a temática (indicado no box “Explore+”), caso a turma tenha interesse.

Diante da pesquisa de relatos e da leitura da entrevista, cabe perguntar à turma se percebem distinções de raça, gênero e classe na efetivação desta política mais restrita de migração. Cabe também estabelecer contraposição entre o perfil de migrantes e a proposta de “Gold Card” para migrantes com alto poder aquisitivo. Neste sentido, a noção de migrante emerge de forma articulada com a interseccionalidade e contribui para uma análise espacial mais complexa. 

Por fim, sugere-se que a turma prepare materiais informativos, nos formatos utilizados pelas redes sociais, abordando a temática, destacando os desafios e os problemas que envolvem o endurecimento da política migratória nos Estados Unidos.

Recursos utilizados:

  • Versão impressa ou disponibilizada digital da entrevista publicada em CH 418, intitulada “Restrições não freiam a migração, só a tornam mais vulnerável”; 
  • Acesso a equipamento (celulares, computadores e câmeras) para elaborar os recursos audiovisuais informativos; 
  • Acesso à internet para consultar os materiais indicados no box “Explore+”.

Explore +

Os imigrantes brasileiros na mira das deportações em massa de Donald Trump. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj3ep7ydzn1o 

Como Trump joga imigrantes brasileiros na rota da deportação. G1. Disponível em:  https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/02/12/como-trump-joga-imigrantes-brasileiros-na-rota-da-deportacao.ghtml 

‘Gold card’ de Trump: o que são e como funcionam vistos parecidos ao redor do mundo. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy4vm47m73eo