Superpoderes sonoros existem? São ficção ou realidade? O artigo da seção “Ciência & Cultura Pop” publicado em CH 420, intitulado “Superpoderes do som”, busca responder a essas questões considerando que por trás dos superpoderes de super-heróis de filmes e quadrinhos existem fenômenos científicos reais.
Tais fenômenos muitas vezes podem ser modelados matematicamente e, no caso do som, os padrões e as medidas podem ajudar, por exemplo, na prevenção aos efeitos que a exposição ao som podem provocar na saúde dos indivíduos.
Esta proposta é, idealmente, indicada para ser trabalhada em turmas da 2ª série do ensino médio, mas pode ser adaptada para outras séries que já tenham abordado logaritmo e função logarítmica. Recomenda-se que a aula seja iniciada com a leitura do texto “Superpoderes do som”, publicado em CH 420, que pode ser disponibilizado em formato impresso ou digital. Em seguida, apresente uma proposta de atividade aos estudantes:
ATIVIDADE EM GRUPO
– Construam um personagem, apresentando suas características e qualidades.
– Atribuam um superpoder a este personagem. Sejam criativos e extrapolem os exemplos presentes no texto lido!
– Façam um desenho que represente o personagem utilizando seu superpoder.
Após a execução da atividade, promova um debate com os estudantes, buscando questionar como os superpoderes escolhidos podem contribuir (ou não) para a paz. É muito provável que alguns dos superpoderes possam estar no lugar do ataque, conforme discutido no texto. Assim, faça intervenções que ressignifiquem as escolhas dos estudantes.
Na sequência, retome os elementos do texto, destacando a relação do som com a saúde. Neste momento, recomenda-se que os estudantes pesquisem sobre quais são os limites aceitáveis de exposição ao som e como isso pode variar dependendo dos contextos.
Posteriormente, recomenda-se a leitura das questões a seguir, presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que versam sobre a leitura de gráficos e logaritmos, respectivamente, tendo a altura do som como contexto.
QUESTÃO 1 (ENEM 2020)
A exposição a barulhos excessivos, como os que percebemos em geral em trânsitos intensos, casas noturnas e espetáculos musicais, podem provocar insônia, estresse, infarto, perda de audição, entre outras enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis (unidade de intensidade do som) já pode ser considerado nocivo para a saúde. O gráfico foi elaborado a partir da medição do ruído produzido, durante um dia, em um canteiro de obras

QUESTÃO 2 (UERJ 2004)
Seja a altura de um som, medida em decibéis. Essa altura está relacionada com a intensidade do som, I, pela expressão a seguir (figura 1), na qual a intensidade padrão, I0, é igual a 10-12 W/m2. Observe a tabela a seguir. Nela, os valores de I foram aferidos a distâncias idênticas das respectivas fontes de som.

Sabendo que há risco de danos ao ouvido médio a partir de 90 dB, o número de fontes da tabela cuja intensidade de emissão de sons está na faixa de risco é de:
(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4
Após a resolução das questões por parte dos estudantes, apure quantos deles escolheram cada uma das alternativas em cada questão. Em seguida, indique as alternativas corretas (“E” e “B”, respectivamente) a partir de resoluções comentadas.
Matemática para a paz. Por Carlos Mathias. Palestra – Programa Dá Licença. Universidade Federal Fluminense. Jun. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oFtQfEMpDiU
A aparição. NÚMEROS E FUNÇÕES. M3 Matemática Multimídia, UNICAMP. Disponível em: https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1050
Logaritmos x Terremotos. Clubes de Matemática da OBMEP. Disponível em: https://clubes.obmep.org.br/blog/sala-de-estudo-logaritmos-x-terremotos/