Um remédio eficaz contra covid-19?

Um remédio eficaz contra covid-19?

Instituto de Química/UFRJ

O texto Um remédio eficaz contra covid-19? apresenta os avanços no tratamento da doença por fármacos antivirais. A matéria traz um aspecto importante do processo de busca de novos tratamentos: o reposicionamento de fármacos, ou seja, medicamentos que são utilizados no tratamento de uma determinada doença e que podem ser eficazes para tratar outra. No entanto, o reposicionamento é um estudo criterioso que deve se basear em resultados irrefutáveis. Mudanças na estrutura molecular de antivirais aliadas à forma de administração podem determinar o sucesso de um novo medicamento.

Possibilidades de abordagem:

  • Analisar e discutir a estrutura química do rendesivir e indicar a presença de abertas, cíclicas e heterocíclicas; a presença de carbonos quirais e do átomo de fósforo quiral.
  • Discutir e indicar na molécula do rendesivir hidrogênios que podem formar ligações de hidrogênio com outras moléculas; ainda em relação às ligações de hidrogênio, justificar a mudança do grupo alfa-hidroximetil cetona (molécula do PF-00835231) para o grupo nitrila (molécula nirmatrelvir).
  • Refletir sobre as vantagens do reposicionamento de fármacos em detrimento de estudos de uma molécula nova.
  • Compreender a importância dos estudos científicos que levem a resultados irrefutáveis, que garantam o uso de medicamentos verdadeiramente eficazes e evitem o uso indiscriminado de kits covid-19 sem efeito benéfico ao paciente.

Proposta de atividade:

Lançar uma pergunta inicial para nortear os questionamentos durante a aula, por exemplo: Podemos confiar em um mesmo medicamento para tratar doenças diferentes?

Em seguida, recomendar aos estudantes a leitura do texto Um remédio eficaz contra covid-19?, a partir do qual deverão discutir algumas questões previamente elaboradas pelo/a professor/a, que podem ser relacionadas aos aspectos estruturais das moléculas dos fármacos; o conceito de reposicionamento do fármaco; a importância da forma farmacêutica, dos ajustes na estrutura química do princípio ativo e na adição de substâncias adjuvantes para os mecanismos de absorção pelo organismo.

Na sequência, debater situações controversas a respeito da disseminação de fármacos indevidamente reposicionados para o tratamento da covid-19.

O/A professor/a pode, ainda, indagar sobre outros aspectos ou dúvidas que os estudantes levantem a partir da leitura do texto.

Promover um debate após a leitura e as respostas às questões iniciais para, então, retomar a pergunta inicial.

Recursos utilizados:

  • Versão impressa ou disponibilizada digital do texto Um remédio eficaz contra covid-19?, acrescida das questões elaboradas pelo/a professor/a
  • Projetor para a ampliação das imagens das estruturas químicas
  • Modelos moleculares físicos para visualização da quiralidade do carbono e do fósforo em determinadas porções da molécula de rendesivir