A tentativa de interferência dos Estados Unidos na política brasileira através da implementação do tarifaço tem mobilizado diversos setores da sociedade. Durante as últimas semanas, circularam rumores de que uma das novas sanções impostas ao Brasil pelo governo estadunidense seria a interrupção do Sistema Global de Posicionamento.
A partir do artigo “Vão desligar o sinal! E agora?”, publicado em CH 423, é possível debater com estudantes as principais características do GPS, sua história e importância, além de desmistificar notícias falsas, tendo em vista que hoje vivemos um cenário de diversificação dos sistemas globais de posicionamento, o que nos permite não ser reféns do sistema desenvolvido por um único país.
Esta atividade pode ser desenvolvida para a 1ª série do ensino médio, no âmbito das discussões sobre cartografia e pode ser desenvolvida em três tempos de aula, não geminados. No primeiro encontro, sugere-se apresentar para a turma situações em que utilizamos o Sistema Global de Navegação por Satélite e não percebemos, tais como redes sociais que permitem indicar a localização de fotos postadas, rastreio de encomendas postadas, na agricultura, dentre outros.
Ao apresentar a situação, cabe questionar a turma: Como é possível localizar espacialmente tal fenômeno? Após o debate, indicamos introduzir uma nova pergunta: E se esse sistema fosse completamente desligado? Como a nossa vida funcionaria?
Após este momento, sugerimos que a turma realize, como tarefa de casa, pesquisas utilizando os seguintes descritores: GPS, Brasil e Estados Unidos. Os resultados da pesquisa devem ser sistematizados pelos estudantes e apresentados no encontro seguinte. A partir destes resultados, indicamos que no próximo encontro seja realizada a leitura do artigo com a turma, retomando o debate realizado no primeiro encontro, assim como as pesquisas realizadas em casa.
É importante que os estudantes sejam convidados a analisar as fontes levantadas durante a pesquisa e a coerência dos resultados obtidos. Após a leitura do texto, cabe questionar a turma sobre a veracidade dos rumores sobre a interrupção do Sistema Global de Navegação por Satélite e suas perspectivas sobre este tipo de informação. No fim deste encontro, cada estudante deve organizar um conjunto de três perguntas e respostas sobre o texto, para a realização de um jogo de perguntas e respostas no encontro seguinte.
No terceiro encontro, cada estudante coloca suas perguntas em uma caixa. A turma pode ser organizada em dois grupos, que vão responder às perguntas elaboradas pelos colegas. Sugere-se utilizar um espaço amplo para a realização deste momento da atividade, permitindo que estudantes possam se movimentar e correr para responder às perguntas.
Trump pode ‘desligar’ GPS no Brasil? Disponível em: https://youtu.be/tCf69soXvIU?si=uPLuh7yGHmzMhI05 . Acesso em agosto de 2025.
Como o GPS funciona? E o que a matemática tem a ver com isso? Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/pequenas-perguntas-grandes-questoes-385/ . Acesso em agosto de 2025.
Das estrelas ao GPS. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/coluna/das-estrelas-ao-gps/ . Acesso em agosto de 2025.