Sistema antienchentes

Todos os anos, em diferentes épocas, várias cidades brasileiras sofrem com o drama das enchentes. E se pudéssemos evitar ou amenizar os danos causados pelas fortes chuvas? Essa é a proposta de um sistema desenvolvido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Ele consiste em um programa de computador que reúne dados geográficos de determinada região e avalia a possibilidade de ocorrerem problemas como inundações. Dessa forma, é possível agir com antecedência e até prever certos desastres, como deslizamentos.

O Sistema de Suporte à Decisão para Gestão de Água Urbana – nome dado ao programa – realiza uma grande análise a partir de um banco de dados sobre clima, solo, temperatura, pluviosidade, demografia e infraestrutura da região. As informações são fornecidas por profissionais de várias áreas – urbanistas, arquitetos, engenheiros e geólogos –, que estudam a região e simulam variados cenários. A partir daí, a equipe pensa nas melhores soluções para cada situação possível.

“O problema das enchentes é de gestão”

“O problema das enchentes é de gestão”, afirma o autor do projeto, o engenheiro civil Sidnei Ono, da Poli/USP. “Por isso, é importante conhecer bem a região com que estamos lidando para tomar as decisões certas.”

O pesquisador explica que a ideia de desenvolver o sistema surgiu a partir de um estudo realizado pela Poli/USP na bacia do rio Cabuçu, localizado no norte de São Paulo. Esse rio é um exemplo típico da combinação entre crescimento urbano desordenado e falta de ação dos governantes, o que resulta em tragédias para toda a população.

Por enquanto, o sistema criado por Ono ainda é restrito a esse projeto, batizado de Cabuçu de Baixo. Desde 2002, cientistas de diferentes áreas rastreiam informações sobre a região para reuni-las em um banco de dados. “As bacias são dinâmicas e a única maneira de controlá-las é fazer uma análise constante e, em seguida, simulações para o presente ou futuro”, diz. A expectativa do engenheiro é disponibilizar o programa na internet, para que pesquisadores interessados possam desenvolver projetos similares em outras regiões.

Sistema de Suporte à Decisão para Gestão de Água Urbana
O programa de avaliação de risco de enchentes foi desenvolvido inicialmente para a bacia do rio Cabuçu, em São Paulo, mas pode ser aplicado em diferentes regiões.

Gerenciar para prevenir

O criador do sistema prefere defini-lo como um “programa de gerenciamento”, voltado para gestores em geral. “O sistema é útil para prefeitos, engenheiros responsáveis por alguma área ou qualquer outro usuário”, garante.

A grande vantagem do programa é sua capacidade de encontrar áreas de risco de desabamento

Para Ono, a grande vantagem do programa é sua capacidade de encontrar áreas de risco de desabamento, o que permite a realocação dos moradores e evita acidentes mais graves. “O mais importante, entretanto, é ter em mente que é necessário controlar a ocupação humana”, destaca. “Para isso, os órgãos do governo devem ter uma atitude de gestão.”

A iniciativa foi reconhecida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, que concedeu ao projeto o prêmio Jovem Pesquisador durante o 18º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

 

Larissa Rangel
Ciência Hoje On-line