Sorriso bonito, coração saudável

null

A P. gingivalis é uma das bactérias causadoras de doenças periodontais associadas ao espessamento das paredes da carótida. (foto: Forsythe Institute)

Cientistas acabam de acrescentar mais um item à lista de benefícios da higiene bucal: escovar os dentes pode prevenir o risco de doenças cardiovasculares como a aterosclerose ‐ estreitamento de vasos sanguíneos que pode resultar em ataque cardíaco ou derrame cerebral. Essa é a conclusão de um grupo de pesquisadores da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, que publicou na edição de fevereiro da revista Circulation um estudo que avalia a relação entre doenças periodontais e cardiovasculares.

Pesquisas anteriores já haviam abordado o mesmo tema, mas, segundo os autores do novo estudo, esta foi a primeira a examinar a microbiologia das infecções dentárias ‐ as outras se baseavam em sintomas como a perda de dentes para estabelecer a relação com doenças cardíacas.

Liderada pelo dentista Moïse Desvarieux, a equipe analisou a gengiva e a artéria carótida ‐ que leva o sangue do coração ao cérebro ‐ de 657 pessoas sem histórico de derrame ou infarto. “Medimos o nível de 11 espécies de bactérias na boca dos voluntários, a espessura de suas carótidas e a influência de outros fatores de risco, como fumo, hipertensão e colesterol”, conta Desvarieux em entrevista à CH On-line .

Os pesquisadores avaliaram três grupos de bactérias presentes na gengiva dos pacientes: um de microrganismos que causam infecções dentárias, um segundo com bactérias que poderiam ou não resultar nessas doenças e um terceiro que certamente não as desencadearia. Os resultados indicam que as bactérias orais associadas às doenças cardiovasculares eram exclusivamente as que ocasionam a gengivite.

“Observamos que, quanto maior o nível de quatro bactérias específicas causadoras de doenças periodontais, mais espessas eram as paredes da artéria carótida”, conta Desvarieux. Essas bactérias perentecem às espécies Porphyromonas gingivalis , Tannerella forsythensis , Actinobacillus actinomycetemcomitans e Treponema denticola .

A explicação para essa estranha relação é simples: a bactéria que causa a gengivite migra pelo corpo através da corrente sanguínea e estimula o sistema imunológico. Essa sobrecarga causa inflamações que resultam no espessamento e entupimento de artérias ‐ fator primordial das doenças cardiovasculares. Com isso, escova, pasta e fio dental tornam-se aliados do coração: “como a gengivite pode ser facilmente prevenida e tratada, a higiene bucal pode ser uma eficiente estratégia para a manutenção da saúde cardiovascular”, conclui Desvarieux.

Bel Levy