Tão parecidos, tão diferentes

O hemisfério sul de Vênus, fotografado no espectro ultravioleta (foto: ESA).

Nosso vizinho mais próximo, Vênus, é considerado ‘gêmeo’ da Terra, por apresentar massa, raio, densidade e composição química bastante similares aos do nosso planeta. Mas como astros tão parecidos a princípio podem ter desenvolvido condições ambientais tão diferentes? Observações feitas durante o primeiro ano da missão Venus Express, da Agência Espacial Européia (ESA), estão ajudando os cientistas a entender esse mistério.

A análise completa dos dados da missão européia – que chegou a Vênus em abril de 2006, cinco meses após seu lançamento – foi publicada em uma série de oito artigos na revista Nature desta semana. O mapeamento detalhado de todas as camadas da atmosfera venusiana permitiu uma melhor compreensão dos processos que fizeram as trajetórias evolutivas de Vênus e da Terra divergirem tanto.

Enquanto a Terra apresenta hoje um clima propício à formação da vida, Vênus tem uma superfície seca, com temperatura de cerca de 450ºC e pressão muito mais alta que a do nosso planeta, além de uma atmosfera composta predominantemente por dióxido de carbono (CO 2 ) e permeada por nuvens de ácido sulfúrico. Apenas vestígios de água foram encontrados em Vênus – todos em sua atmosfera –, mas é possível que tenha havido muito mais no passado, talvez até com a formação de oceanos como os da Terra.

Os dados colhidos pela Venus Express reforçam a hipótese de que Terra e Vênus tiveram ambientes similares no passado e evoluíram de forma distinta. Embora os dois planetas tenham aproximadamente a mesma quantidade de dióxido de carbono, a maior parte do CO 2 atmosférico da Terra foi cristalizada pelos oceanos em rochas de carbono. Já em Vênus, o composto existe principalmente como gás e compõe 96,5% da atmosfera. Além disso, Vênus perdeu a maioria de sua água para o espaço.

Segundo os autores do estudo, o padrão dos ventos e as altas temperaturas na superfície de Vênus resultam da profundidade da atmosfera e da enorme quantidade de gases de efeito-estufa retidos pelo planeta. Se essa característica evoca para o leitor as atuais condições da Terra, acalme-se: o clima extremo de Vênus não é um retrato do futuro do nosso planeta. “A Terra nunca poderia se transformar em Vênus, a menos que diminuísse abruptamente sua velocidade de rotação”, avalia o astrônomo Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Emissão fluorescente de dióxido de carbono da parte mais alta da atmosfera de Vênus em seu lado diurno (foto: ESA/VIRTIS-VenusX/INAF-IASF/Obs. de Paris-LESIA).

Fuga de partículas
A missão Venus Express confirmou evidências anteriores da enorme perda de água na atmosfera do planeta ao longo de sua história. Cientistas acreditam que Vênus tinha uma grande atmosfera feita de vapor d’água, que se dissociou em hidrogênio e oxigênio pela ação da radiação solar ultravioleta. O hidrogênio, por ser mais leve, teria escapado para o espaço, enquanto o oxigênio, mais pesado, teria oxidado a crosta e criado uma superfície quente e seca.

A análise da interação da atmosfera venusiana com o meio espacial permitiu caracterizar esse mecanismo de escape de partículas, que provavelmente tem relação com o vento solar (corrente de partículas carregadas vindas do Sol). Fatores como a ausência de um campo magnético interno em Vênus (devido talvez à sua rotação vagarosa) e sua proximidade do Sol permitem que o vento solar, mesmo em períodos de atividade mínima, interaja diretamente com a camada mais alta da atmosfera do planeta e retire átomos e íons em um ritmo mais rápido do que na Terra. “No nosso planeta, o campo magnético forte funciona como um escudo protetor”, compara Fernando Roig.

Os dados coletados estabeleceram de forma inédita a composição dos íons que mais escapam da atmosfera de Vênus. Para cada dois íons de hidrogênio, um de oxigênio é perdido para o espaço, a mesma proporção encontrada na molécula de água. Os cientistas esperam obter uma quantificação mais detalhada das taxas de perda de íons na atmosfera para estimar quanta água Vênus perdeu em sua história. “Ao final da missão, devemos saber melhor se o planeta teve alguma vez um oceano tão extenso e profundo quanto os da Terra”, afirmam os autores do artigo que traz uma visão geral das conclusões.

Relâmpagos venusianos
Os pesquisadores também coletaram a primeira evidência definitiva da ocorrência de relâmpagos em Vênus, uma descoberta inesperada, já que as nuvens venusianas são como uma mistura de nevoeiro e fumaça. Apesar de não terem sido observados flashes bem delineados, foram detectadas ondas eletromagnéticas de baixa freqüência que duram uma fração de segundo e possivelmente têm origem em descargas elétricas. O índice de ocorrência de relâmpagos em Vênus corresponde pelo menos a metade daquele observado na Terra.

A análise dos dados da missão permitiu ainda a criação de perfis de temperatura mais exatos para diferentes latitudes de Vênus. Os resultados indicam que a diferença de temperatura entre o dia e a noite venusianos é bem maior do que se imaginava – ela varia entre 30ºC e 40ºC na faixa de altitude entre 55 e 60 km. Outro resultado inesperado é a constatação de uma camada aquecida na parte mais alta da atmosfera de Vênus em uma região que se acreditava ser extremamente fria.

“Ainda é preciso entender melhor por que o CO 2 tomou caminhos tão diferentes em Vênus e na Terra e como o vulcanismo em Vênus pode ter afetado sua evolução e a composição de sua atmosfera atual”, afirma Fernando Roig. A missão Vênus Express deve durar até 2013. As próximas observações devem ser mais ambiciosas, o que permitirá aumentar nosso conhecimento sobre esse planeta ao mesmo tempo tão parecido e tão diferente da Terra.

Thaís Fernandes