Trinta anos na estrada

O ano de 2012 já ficou pra trás, comendo poeira, mas as comemorações dos 30 anos do Instituto Ciência Hoje seguem na estrada. Depois de passar por Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo, a mostra que relembra a história do instituto e da própria ciência brasileira e mundial nas últimas três décadas estará agora acessível ao público mineiro: até 22 de março vai marcar presença na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Uma das marcas do Instituto Ciência Hoje e de suas iniciativas de divulgação científica sempre foi o compromisso de dar visibilidade à ciência produzida em todas as regiões do Brasil. A viagem comemorativa da exposição, apesar de curta, relembra de certa forma essa vocação.

Lançada em junho, durante as comemorações do aniversário do instituto, ela integrou um ciclo de atividades que incluiu palestras, oficinas, lançamento de livros e até de um documentário. Em julho, marcou presença na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), quando foi montada na 64ª Reunião Anual da SBPC

Exposição em Osasco
Depois de passar por Rio de Janeiro e São Luís, a exposição que comemora os 30 anos do ICH também foi montada em Osasco, no interior de São Paulo. (foto: Sandra Soares)

De lá rumou para Osasco, na região metropolitana de São Paulo, cidade que mantém parceria de mais de seis anos com o ICH no desenvolvimento de projetos educacionais. Por lá, a mostra ficou em cartaz no Centro de Formação Continuada dos Professores de Osasco, de 12 a 22 de novembro do ano passado. Por fim, desde 14 de dezembro passou a ocupar um amplo espaço no segundo andar da Biblioteca Universitária do campus Pampulha da UFMG, onde permanece até o fim de março.

A exposição ‘Ciência Hoje – 30 anos’ é composta por painéis ilustrados e totens interativos, que recordam a história do instituto, capas e notícias de maior destaque publicadas na revista Ciência Hoje nesse período. Além disso, relembra os fatos científicos de maior relevância, ano a ano, também refletidos nas páginas da publicação. Os visitantes também têm a oportunidade de fazer um mergulho digital no acervo completo de todos os números da revista.


Marcelo Garcia

Ciência Hoje On-line