Um clássico aos 150

Há exatos 150 anos, em 24 de novembro de 1859, era publicado em Londres um livro que mudaria o rumo da ciência: On the origin of  species by means of natural selection – “Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural”, ou simplesmente A origem das espécies, como passou a ser chamado a partir da sexta edição (1872).

O livro apresentava a teoria que o naturalista inglês Charles Darwin desenvolvera nas últimas décadas (junto com seu conterrâneo Alfred Wallace) para explicar a origem e a evolução das espécies vivas. Nos décadas seguintes, o evolucionismo se firmaria como paradigma dominante das ciências da vida e o livro de Darwin se tornou um clássico.

A Origem das Espécies (frontispício)
Frontispício da edição original de ‘A origem das espécies’, publicado em Londres em 24 de novembro de 1859.

A origem das espécies e o evolucionismo foram tema de vários artigos na revista CH e na CH On-line. Por ocasião dos 150 anos de publicação do livro, convidamos o leitor a reler alguns desses textos.

Na CH de janeiro de 2006, o biólogo Franklin Rumjanek lembrou na coluna “Ler ou não ler?” que muitos estudantes e professores de biologia nunca leram o livro de Darwin e explicou por que devemos ler esse clássico da biologia.

Em julho de 2008, o biólogo Ricardo Iglesias voltou ao tema no ensaio “Darwin: muito famoso e pouco lido”, no qual ele lembra contribuições essenciais e pouco lembradas do naturalista inglês para a etologia, a taxonomia, a geologia, a ecologia e a biogeografia.

Para conferir mais sugestões de leitura sobre Darwin e a teoria da seleção das espécies por seleção natural, confira nosso especial Charles Darwin, 200 anos, publicado este ano na CH On-line por ocasião do bicentenário de nascimento do naturalista.