Um panorama da física no século 20

O Instituto Ciência Hoje, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, está lançando o livro Física Hoje – Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo . A obra reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física, que marcou o centenário dos trabalhos publicados pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955) em 1905.

As duas grandes teorias da relatividade formuladas por ele e suas contribuições para o desenvolvimento da mecânica quântica mudaram nossa visão de mundo e formaram a base para todo o conhecimento científico e tecnológico acumulado no século 20.

Naquele século, foram criadas algumas das maravilhas tecnológicas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia, como usinas nucleares, cirurgias a laser, minúsculas telas de cristal e microprocessadores.

Com uma linguagem acessível ao público leigo, o livro Física Hoje traz um panorama atualizado do desenvolvimento da ciência e da tecnologia nessas diferentes áreas da física.