Uma arma saudável contra o câncer de mama

Mães preocupadas têm mais um motivo para convencer os filhos a manter uma alimentação saudável: um estudo norte-americano concluiu que mulheres que comem por dia quatro porções ou mais de frutas e verduras têm até 50% menos risco de contrair câncer de mama em relação àquelas que consomem duas ou menos porções diárias.

Logotipo de campanha internacional de prevenção ao câncer de mama

O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores coordenada por Jackilen Shannon, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (EUA). Os resultados foram apresentados em 28 de outubro num congresso sobre prevenção do câncer realizado pela Associação Americana de Pesquisa sobre o Câncer.

A pesquisa foi realizada em Xangai, na China, motivada pela constatação de que a incidência de câncer de mama é duas vezes maior entre as mulheres chinesas que migram para Hong Kong ou os Estados Unidos. Isso sugeria que o modo de vida ou a alimentação ocidental poderiam estar associados ao risco de se contrair a doença.

Os pesquisadores compararam a dieta de 378 portadoras de câncer de mama com a de 1070 mulheres com a mesma idade e livres da doença. As participantes responderam um questionário sobre hábitos alimentares. As questões se referiam ao consumo de 108 itens que permitiam diferenciar as dietas ocidental e chinesa.

Os resultados apontam uma relação significativa entre o aumento do consumo de frutas e a diminuição do risco de contrair câncer de mama. Essa associação, clara a partir do consumo diário de quatro ou mais porções de frutas e verduras, é ainda mais forte entre as mulheres que consumiam uma quantidade maior de frutas.

O estudo sugere ainda que o consumo de seis ou mais ovos por semana pode estar associado a um menor risco de se contrair câncer de mama — mas é preciso realizar novos estudos para confirmar essa relação. Não foi encontrada qualquer relação entre a incidência da doença e o consumo de soja e derivados (abundantes na culinária chinesa).

Os pesquisadores procuraram ainda classificar as frutas e verduras em grupos botânicos para avaliar se um determinado tipo teria influência significativa sobre o risco de se contrair câncer de mama. Embora o caqui e a raiz de lótus tenham sido apontados como significativamente associados a um risco reduzido, essa relação não foi tão intensa quanto no caso de combinação de todos os tipos de frutas e verduras.

“Nosso estudo traz novos indícios de que o consumo reduzido de frutas e verduras na dieta ocidental pode ser um fator de risco importante no desenvolvimento do câncer de mama”, disse Jackilen Shannon. “As mulheres deveriam modificar sua dieta para incluir esses alimentos e assim ajudar a prevenir a doença.”

No mesmo congresso, foram apresentados outros resultados que reforçam a importância do consumo de frutas no combate ao câncer. Estudos da Universidade de Wisconsin (EUA) indicam que compostos extraídos da romã e da uva se mostraram eficazes para retardar ou prevenir processos celulares característicos do câncer de pele.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
30/10/03