Vai começar de novo

Cartaz da Semana Nacional de C&T. Clique na imagem para ver a vinheta do evento (formato .wmv,1,2 MB)

Na próxima segunda-feira, 3 de outubro, será aberta a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento deve mobilizar milhares de pessoas em todo o país em torno de atividades ligadas à ciência. Durante sete dias, serão promovidas feiras, oficinas, concursos, palestras, sessões de cinema e vídeo, excursões, dias de portas abertas em centros de pesquisa, visitas de cientistas a escolas e diversas outras atividades.

 
No Pará, por exemplo, o Museu Paraense Emílio Goeldi lançará às águas o Barco da Ciência, no qual estudantes e professores do ensino médio e fundamental ouvirão, enquanto navegam, palestras de pesquisadores estudiosos da Amazônia. Em Planaltina (DF), alunos de escolas públicas vão encenar peças teatrais que discutem problemas atuais do cerrado; em Bauru (SP), um ônibus percorrerá as escolas da rede pública para promover um tour por várias instituições locais ligadas à preservação do meio ambiente.
 
Estes são apenas alguns exemplos das milhares de atividades propostas em todas as unidades da federação. Para consultar a programação detalhada, visite o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , que disponibiliza ainda vídeos, textos de referência e material de apoio para a cobertura da imprensa.
 
O evento é coordenado pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas conta também com o envolvimento dos governos estaduais e municipais, além de várias instituições – centros de ensino e pesquisa, museus de ciência, jardins botânicos etc.

A primeira edição da Semana, inspirada em iniciativas similares realizadas na Europa, foi um sucesso. Em 2004, o evento mobilizou mais de 500 instituições, que promoveram 1842 atividades em 252 municípios. Neste ano, a expectativa dos organizadores é algutinar um número ainda maior de participantes. Ao que tudo indica, a meta será cumprida com facilidade: até a tarde de 29 de outubro, o site do evento contabilizava 5361 atividades cadastradas, promovidas por 754 instituições em 292 municípios.

 
Em 2005, a Semana terá a água como tema principal, em virtude da instituição da Década Brasileira da Água, que vigora até o ano de 2015. Ao criá-la, o governo pretendia promover políticas para o gerenciamento e uso sustentável da água. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deve promover debates sobre temas ligados aos recursos hídricos, que abrangem da poluição dos rios à reutilização da água, passando pela riqueza dos mares e a escassez do recurso no planeta.

O Instituto Ciência Hoje também participa da Semana, em parceria com a Casa da Ciência/UFRJ. O ICH reeditou o suplemento Experimentos divertidos , que reúne sugestões de atividades originalmente publicadas na Ciência Hoje das Crianças . 20 mil exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente nas tendas da Casa da Ciência na Central do Brasil, no Largo da Carioca e no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Nessas tendas, serão exibidos os vídeos da campanha Ciência vale a pena , que voltaram a ser veiculados durante a programação da Rede Globo. Ainda no Aterro do Flamengo, o Instituto promove palestras com o biólogo Vinicius Alves, do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). As palestras acontecem na quinta-feira, dia 6, às 10h30, e no sábado, dia 8, às 14h30.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
29/10/05