Prêmios

2013 - 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo
Premiado: Henrique Kugler
Categoria: Sustentabilidade – mudanças ambientais

‘Rastros do mercúrio’, série de matérias sobre a questão do garimpo do ouro no Brasil e a contaminação ambiental provocada pelo mercúrio (associada a essa e a outras atividades), deu ao Instituto Ciência Hoje o 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. A série, publicada na Ciência Hoje Online entre os dias 17 e 20 de junho/2013, recebeu a premiação na área ‘sustentabilidade – mudanças ambientais’, categoria linguagem escrita – on-line. 


2013 - Prêmio de excelência acadêmica Anpocs
Premiado: Otávio Velho

O antropólogo Otávio Velho, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, na ocasião, membro da diretoria do Instituto Ciência Hoje, recebeu prêmio de excelência acadêmica concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais durante abertura do 37º encontro anual da entidade.


2013 - 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel
Premiado: Henrique Kugler
Categoria: Reportagem Socioambiental

'Paraíso dos agrotóxicos’, reportagem publicada na revista Ciência Hoje, que aborda o uso indiscriminado de agrotóxicos no país, recebeu prêmio Imprensa Embratel na categoria Reportagem Socioambiental. A matéria faz um balanço do uso de aditivos agrícolas no país – o maior consumidor desses produtos no planeta – e questiona o custo social e de saúde pública dos venenos utilizados no campo para manter a produção agrícola nacional vicejante e a balança comercial brasileira positiva. Além disso, denuncia a utilização no país de produtos há muito banidos de outras partes do mundo. 
 

2012 - Prêmio ODM Brasil 
O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) foi um dos vencedores da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil, iniciativa que busca incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Brasil chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo.

O PCHAE recebeu a premiação por sua contribuição para o objetivo do milênio número dois (são oito no total): “Educação básica de qualidade para todos”.
 

2012 - 7º Prêmio de Jornalismo & Saúde
Premiada: Sofia Moutinho

A jornalista recebeu menção honrosa no 7º Prêmio de Jornalismo & Saúde, promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (Sindhrio), pela reportagem 'Bebês digitais', publicada na CH Online. A matéria apresentou uma nova tecnologia brasileira que permite identificar, de forma tridimensional e com detalhamento maior que as técnicas atuais, bebês ainda dentro do útero.
 

2012 - Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
Premiado: Célio Yano
Categoria: jornalismo científico

O jornalista da Sucursal Sul do ICH foi vencedor, na categoria jornalismo científico, da 25ª edição do prêmio, pela reportagem “Outro ponto de vista”. A matéria foi publicada na seção ‘Em dia’ da edição 282 da revista Ciência Hoje, em junho de 2011, e aborda novos métodos de identificação biométrica desenvolvidos por pesquisadores paranaenses.
 

2011 - 10º Festival Internacional de Cine Nueva Mirada para Infância e Juventude, na Argentina.
Projeto premiado: Série Detetives da Ciência (episódio Planeta Molhado)
Categoria: Melhor programa de TV

A série Detetives da Ciência, uma parceria com o canal MultiRio, contou com pesquisa de conteúdo desenvolvida pela equipe de Ciência Hoje das Crianças e consultoria de editores científicos do Instituto Ciência Hoje. O episódio premiado na Argentina trata do uso da água, os demais abordam temas como biocombustíveis, biodiversidade, mudanças climáticas, genética, células-tronco, vacinas, sistema solar, formas da natureza e nanotecnologia.
 

2011 - V Festival Kolibri, na Bolívia (prêmio do júri).
Projeto premiado: Série Detetives da Ciência
Categoria: Melhor série televisiva para crianças e adolescentes

A série Detetives da Ciência, uma parceria com o canal MultiRio, contou com pesquisa de conteúdo desenvolvida pela equipe de Ciência Hoje das Crianças e consultoria de editores científicos do Instituto Ciência Hoje.
 

2010 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Premiado: Roberto Lent
Categoria: Divulgação Científica e Tecnológica

Roberto Lent é um os fundadores da Ciência Hoje. Foi também editor e membro do conselho diretor do Instituto Ciência Hoje. Entre 2004 e 2005, escreveu uma série de cinco livros infantis sobre neurociência: 'As aventuras de um neurônio lembrador'. Em 2006, elaborou o roteiro de uma série de quadrinhos infantis, 'As aventuras de Zé Neurin'.
 

2009 - Prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq
Premiado: Darcy Fontoura de Almeida (1930-2014)

Pesquisador com ação precursora na genética de microrganismo, bioinformática e genômica computacional, teve importante atuação na divulgação científica, sendo cofundador das revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e do Informe CH (atual Jornal da Ciência).
 

2008 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Premiada: Alicia Ivanissevich 
Categoria: Jornalismo Científico

Editora-executiva da revista Ciência Hoje (CH) desde 1997, Alicia começou sua carreira voltada à divulgação científica em 1985, no Informe, atual Jornal da Ciência (JC). Foi repórter do JC e da própria CH, onde também foi coordenadora de reportagem. De 1992 a 1997, atuou como repórter especial e editora de ciência do Jornal do Brasil
 

2007 - Prêmio para Compreensão Pública e Popularização da Ciência da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas)
Premiado: Roberto Lent

O prêmio para compreensão pública e popularização da ciência é concedido a profissionais que tenham feito contribuições valiosas para a melhoria da compreensão e da apreciação da ciência por parte do público geral.
Roberto Lent é um os fundadores da Ciência Hoje. Foi também editor e membro do conselho diretor do Instituto Ciência Hoje. 
 

2006 - Prêmio Especial no Festival de Cinema e Vídeo Científico do Mercosul
Projeto premiado: série 'Ciência vale a pena'

Produzida em parceria com a Rede Globo, a série de oito vídeos buscou sensibilizar a opinião pública para a importância da ciência. Confira abaixo uma das produções


1998 - Prêmio Kalinga de Popularização da Ciência, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)
Premiado: Ennio Candotti 
Contribuição: participação na concepção do projeto Ciência Hoje

Ennio Candotti é um os fundadores da Ciência Hoje. Foi também editor e membro do conselho diretor do Instituto Ciência Hoje.
 

1996 - Prêmio José Reis  de Divulgação Científica
Premiado: Roberto Barros de Carvalho
Categoria: Jornalismo científico

Roberto Barros de Carvalho, um dos primeiros jornalistas da Ciência Hoje, foi repórter especial e responsável pelas sucursais do ICH em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
 

1993 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Premiado: José Monserrat Filho
Categoria: Jornalismo Científico

Um dos mais antigos colaboradores do projeto Ciência Hoje, Monserrat ocupou o cargo de editor da revista no início da década de 1990 e foi o principal responsável pela criação, em 1985, do Informe, atual Jornal da Ciência, do qual foi editor até 2007. 
 

1991 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Projeto premiado: revista Ciência Hoje das Crianças 
Categoria: Instituição

Primeira revista de divulgação científica brasileira voltada exclusivamente para o público infantil, Ciência Hoje das Crianças sempre buscou apresentar informação e novidades da ciência de forma interessante e com uma linguagem visual e textual adaptada para o seu público.


1983 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Projeto premiado: revista Ciência Hoje
Categoria: Instituição

Um ano após seu lançamento, o projeto gráfico e a proposta inovadora da CH ganham reconhecimento por sua notável repercussão na academia e na sociedade de forma geral.


1982 - Prêmio José Reis de Divulgação Científica
Projeto premiado: revista Ciência Hoje (Menção Honrosa)
Categoria: sem categoria

Lançada em junho de 1982, a Ciência Hoje foi agraciada com uma menção honrosa na mais importante premiação brasileira em divulgação científica.

Tags:
COMPARTILHAR