A literatura pode ser uma ferramenta muito potente na discussão de fenômenos históricos, tanto aquela produzida no período a ser estudado quanto produções posteriores que o retratam. Nos dois casos, trata-se de se apropriar da subjetividade do(a) autor(a) para analisar percepções, vivências e pontos de vista dos fenômenos estudados.
A coluna de Georgina Martins, publicada na edição 418 da Ciência Hoje, com o título “1964, os comunistas e a televisão” se situa dentro de determinado espectro político e apresenta determinada visão sobre a ditadura militar no Brasil. A partir dele, muitos pontos a respeito do período podem ser trabalhados.
A atividade se iniciará com a leitura da coluna, que deverá ser distribuída em material impresso para os estudantes. A partir daí, eles deverão identificar os pontos de vista dos personagens sobre o período que viviam e, em seguida, relacioná-los aos conteúdos já estudados a respeito da ditadura militar.
Algumas perguntas podem ajudar nesse processo. Sugerem-se as seguintes:
Perguntas de interpretação do texto:
1) Quantos personagens são retratados na história?
2) Todos parecem ter a mesma opinião sobre o período da ditadura militar?
3) A mãe da menina, em certo momento, fala baixinho com medo de que “Eles” escutem. O pai da menina afirma que a culpa da situação difícil que eles passavam era “Deles”. Quem é esse “Eles/Deles” e quais os sentimentos dos pais da menina a seu respeito?
4) O pai do Eduardo também se refere a “Eles”. Sua opinião é a mesma da do pai da menina? Quais as diferenças?
Perguntas de relação do texto com o contexto da ditadura militar:
5) Pensando na opinião do pai do Eduardo sobre a ditadura militar, quais argumentos ele mobiliza a seu respeito? Qual o contexto dentro e fora do Brasil que se relaciona a esses argumentos?
6) A mãe da menina não parece defender nenhum ponto de vista político específico, mas tem um sentimento a respeito da ditadura que se materializa no ímpeto de falar baixo e não reclamar. Que sentimento é esse? Por que ele é justificável na ditadura?
7) Por que reivindicações banais, como o acesso à água, podem ser um problema nesse momento?
8) O pai da menina faz uma definição de “comunista”. De que maneira essa definição se relaciona à sua visão política?
9) No período da ditadura militar, houve muitos grupos que fizeram oposição ao regime – alguns comunistas e outros não. Entretanto, era comum que todo tipo de oposição fosse classificado, genericamente, de “comunismo”. Por que será que isso acontecia?
A reflexão sobre as questões deve ocorrer em duplas ou grupos menores, com a mediação do docente, e depois socializada com a turma toda. A partir daí, uma atividade avaliativa pode ser proposta: a escrita de um conto em que pelo menos duas opiniões diferentes a respeito da ditadura militar apareçam, relacionando-se a diferentes características do período.
Sequências didáticas sobre ensino de temas relacionados à ditadura, no site Memórias da Ditadura. Disponível em: https://memoriasdaditadura.org.br/apoio-ao-educador/sequencias-didaticas/