A técnica popularmente conhecida como ultrassonografia, tão presente atualmente em nosso cotidiano, pode ser um ponto de partida promissor para a abordagem de conceitos científicos nas aulas de biologia e física. Nesta coluna, Carlos Alberto dos Santos mostra o caminho percorrido pela ecografia, desde seu surgimento até o sucesso de sua aplicação médica.
A necessidade de mudanças no ensino de matemática e ciências na escola secundária é antiga em muitos países. Em sua coluna, Carlos Alberto dos Santos fala sobre as raízes da mais revolucionária reforma educacional de que se tem notícia, feita nos Estados Unidos, e seus efeitos pouco produtivos no Brasil.
A percepção de que a física tem muito a contribuir para o estudo de sistemas biológicos não é nova, mas vem ganhando força nos últimos anos. Para o colunista Carlos Alberto dos Santos, essa revolução na pesquisa precisa se refletir, também, no ensino de biologia.
Em sua coluna de fevereiro, Adilson de Oliveira reverencia professores, museus de ciência e outras iniciativas de popularização científica e fala da importância do ensino e da divulgação da ciência para despertar em crianças e jovens o interesse em seguir a carreira de cientista.
O sucesso da coluna ‘Do laboratório para a fábrica’ entre editores de livros didáticos e professores de diversas áreas em diferentes níveis de ensino levou seu autor, o físico Carlos Alberto dos Santos, a criar um método para orientar o uso dos textos na escola.
Apesar do consenso entre pesquisadores e agências de fomento quanto à necessidade de realizar atividades para divulgar a ciência, muito se discute sobre como fazer isso da forma mais eficaz possível. Em sua centésima coluna, Alexander Kellner comenta alguns aspectos da questão.