Relatório da Academia Brasileira de Ciências (ABC) dimensiona gravidade de fenômeno acentuado na pandemia e defende liderança de pesquisadores, em conjunto com educação científica e midiática, como armas cruciais de prevenção e combate.
Método portátil conhecido pela sigla fNIRS vem permitindo avançar nas pesquisas de neurociência educacional, área que investiga processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Com a técnica, é possível avaliar sinais cerebrais de professores e alunos em atividades próximas às de seu cotidiano
Para Daniel Cara, professor e pesquisador da USP, reforma é descontextualizada do universo escolar e das realidades das redes públicas, busca ‘desprofissionalizar’ docentes, impõe uma educação desprovida de ciência e não proporciona o direito de escolha aos estudantes, alardeado pelos defensores do NEM
Modelo atual de educação precisa evoluir, acompanhando as transformações em andamento. Nova área de pesquisa multidisciplinar e translacional sobre a aprendizagem pode ser o guia para essa mudança, apoiando-se em evidências científicas testadas no ambiente escolar
Documentário mostra a busca de uma comunidade quilombola pela recuperação de sua história, sua cultura e sua identidade, aliada aos esforços pela construção de um projeto escolar antirracista e integrado aos saberes e práticas tradicionais
Problema que afeta muitos países, a evasão no ensino superior se configura como um processo complexo de tomada de decisões por parte dos estudantes. Estudo de caso de uma geração de alunos da UFRJ mostra os diferentes fatores associados à desistência dos cursos.