Combate a doenças em gado e aves de corte e melhoramento genético de plantas usadas na alimentação e na indústria. Este foi o foco da primeira fase do projeto Biotecsur, plataforma de colaboração em biotecnologia que, desde 2008, integra os quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

A iniciativa, que teve financiamento da União Europeia e apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e da Argentina, fomentou quatro projetos biotecnológicos no setor de agropecuária e anunciou seus primeiros resultados em uma conferência realizada em fevereiro em São Paulo.

“A ciência e a tecnologia não podem ficar restritas à área acadêmica, mas sim alinhadas à indústria”

O principal objetivo do Biotecsur é incentivar o desenvolvimento de produtos e tecnologias que atendam à demanda da indústria e da sociedade. Por isso, todas as pesquisas contempladas com investimentos tiveram a participação de universidades e empresas privadas dos quatro países-membro.

“A ciência e a tecnologia não podem ficar restritas à área acadêmica, mas sim alinhadas à indústria. Os pesquisadores do Mercosul devem estar atentos às necessidades da sociedade nesses campos”, afirma o diretor do projeto, o argentino Esteban Corley.

Combate a doenças

As pesquisas do Biotecsur abarcaram a área de criação de aves e bovinos e o cultivo de eucalipto e soja. Dois estudos se concentram apenas no gado. Um deles, que tem por objetivo avaliar a eficiência de lotes de vacina contra febre aftosa, ainda está em desenvolvimento por pesquisadores do Uruguai e Argentina, e conta com a participação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O outro estudo, com participação de pesquisadores do Centro de Biotecnologias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desenvolve uma vacina contra tuberculose em bovinos e um novo teste de diagnóstico para a doença.

Um dos estudos é voltado para o desenvolvimento de uma vacina contra tuberculose em bovinos e um novo teste de diagnóstico para a doença

Um protótipo da vacina, uma espécie de BCG para o gado, já está pronto e entra em fase de testes em vacas leiteiras na Argentina este mês. Se os resultados forem positivos, o passo seguinte será testar a vacina em rebanhos comerciais.

“Buscamos aprimorar a BCG e criar a primeira vacina do tipo para bovinos”, diz o coordenador da pesquisa na UFPel, o médico veterinário Odir Dellagostin. O uso da vacina BCG em bois ainda não é permitido porque interfere no teste de diagnóstico da tuberculose usado atualmente.

Como o teste analisa a resposta do sistema imunológico, tanto os animais infectados, que lutam contra a bactéria, quanto os vacinados, que já foram imunizados, têm resposta positiva para a tuberculose.

Para resolver esse impasse é que os pesquisadores estudam também um novo teste de diagnóstico, capaz de diferenciar animais que receberam a nova vacina de animais doentes. “Com o teste que estamos desenvolvendo, a interferência no resultado poderá deixar de existir, abrindo a possibilidade de ampla utilização da vacina”, comenta Dellagostin.

No segmento aviário, um estudo ainda em andamento visa desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e controle de doenças em aves utilizadas para alimentação. A iniciativa conta com a participação de pesquisadores da Faculdade de Veterinária da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atualmente trabalham no isolamento e na caracterização da bactéria Campylobacter, que afeta diversas espécies de aves e pode causar intoxicação alimentar em humanos.

“Depois da integração entre os pesquisadores dos diferentes países envolvidos, fizemos a compatibilização de técnicas e agora estamos verificando a origem dessa bactéria”, conta o biólogo Vladmir Pinheiro do Nascimento. O pesquisador explica que conhecer a origem desses microrganismos permite compreender melhor como eles se espalham pela cadeia produtiva.

Melhoramento de soja e eucalipto

O terceiro projeto financiado pelo Biotecsur, sobre a soja, também conta com a participação de pesquisadores da UFRGS e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pesquisa, que recebe financiamento adicional do Ministério de Ciência e Tecnologia brasileiro, tem por objetivo estudar os genes mais resistentes da planta para o seu melhoramento genético.

Soja
A pesquisa com soja pretende criar plantas mais resistentes à seca e à ferrugem asiática, doença comum nas lavouras dessa leguminosa. (foto: USDA)

Os pesquisadores criaram um robô capaz de analisar amostras de soja e identificar nelas marcadores genéticos responsáveis pela resistência à seca. O dispositivo foi patenteado pela Argentina e já está em uso. Todos os dias, o robô analisa 120 amostras de soja e determina qual é a quantidade de água que cada planta precisa para crescer bem.

Na UFRGS, pesquisadores criaram plantas transgênicas em que foram desativados determinados genes relacionados à resistência à seca e à ferrugem asiática, doença comum nas lavouras de soja. “Percebemos que o silenciamento de alguns genes deixou as plantas mais suscetíveis a fungos e menos resistentes à falta de água”, explica Maria Helena Zanettini. A pesquisadora agora quer criar plantas com superexpressão desses genes.

Todos os dias, um robô analisa 120 amostras de soja e determina qual é a quantidade de água que cada planta precisa para crescer bem

O quarto projeto do Biotecsur criou uma plataforma de análise genômica do eucalipto. A ideia principal é a troca de experiências entre os países participantes para o fortalecimento das indústrias nacionais de papel.

O Brasil, líder mundial nesse setor de pesquisa, participou por meio da Embrapa, que há mais de 15 anos mantém estudos sobre a planta. “Entramos para ajudar o desenvolvimento tecnológico desse campo em outros países do Mercosul”, afirma o engenheiro florestal Dario Grattapaglia.

Segundo o pesquisador, o investimento do Biotecsur não iniciou uma linha nova de pesquisa, mas ajudou no andamento de estudos já desenvolvidos pela Embrapa, como a análise do fenótipo do eucalipto. Por meio de exames de DNA de mudas, os pesquisadores brasileiros são capazes de prever suas características adultas, como a resistência a certos fungos, concentração de fibras e tamanho que a árvore atingirá.

O Biotecsur prosseguirá com outras pesquisas. A segunda fase do projeto teve início em março e vai contemplar novas iniciativas nessas mesmas áreas, além de outras duas voltadas para biocombustíveis e saúde. A perspectiva é que até o final deste ano sejam escolhidas as pesquisas que receberão financiamento.

Sofia Moutinho *

* A repórter viajou a convite do Biotecsur a São Paulo para a conferência de apresentação dos resultados do projeto.

Texto originalmente publicado na CH 281 (maio de 2011).