É possível, sim, engravidar depois de realizar a ligadura de trompa, também conhecida como laqueadura tubária. Nenhum método contraceptivo tem eficácia de 100%. A ligadura das trompas é um dos métodos mais eficazes de contracepção permanente, escolha feita por mulheres que não desejam – ou não podem – ter mais filhos. A efetividade da cirurgia depende de alguns fatores como, por exemplo, se as trompas foram bloqueadas e qual técnica usada para esse bloqueio.
A gravidez pode ocorrer após a cirurgia devido a uma recanalização espontânea das trompas ou por algum processo que provoque uma abertura anormal nas trompas, possibilitando o encontro do óvulo com o espermatozoide. Os riscos de falha na esterilização são mais frequentes em mulheres jovens, por apresentarem fertilidade maior do que as mais idosas. Depois do primeiro ano, a eficácia do método é de 0,5 por 100 mulheres, ou seja, um caso de gravidez em cada 200 mulheres que realizam o procedimento.
Em caso de arrependimento da paciente, a cirurgia pode ser reversível, se ela se submeter à recanalização tubária por meio de técnica microcirúrgica ou realizar procedimentos de reprodução assistida.
Márcio Vilela
Faculdade de Medicina,
Universidade Federal de Minas Gerais