Pergunta enviada por Luiz Batista, de Florianópolis
Os gases intestinais (metano, gás carbônico e hidrogênio, por exemplo) são produzidos por bactérias presentes normalmente em nosso intestino. As bactérias, por meio do processo de fermentação, utilizam como fonte de energia alguns compostos alimentares que não são digeridos pelas enzimas intestinais. Entre esses compostos, estão algumas fibras e um tipo diferente de carboidrato, chamado de amido resistente. Os gases são subprodutos do processo fermentativo bacteriano.
Alguns alimentos apresentam quantidades maiores de compostos que não são digeridos e, portanto, são mais propensos a causarem desconfortos abdominais e flatulência. Entre esses alimentos estão os feijões, lentilha, passas, brócolis, banana verde, repolho e couve-flor. O aipim também contém certo teor de amido resistente.
Para diminuir esses efeitos, deve-se evitar ingerir grande quantidade desses alimentos em uma mesma refeição. Algumas pessoas relatam que deixar o feijão de molho e trocar a água antes de cozinhá-lo ajuda a reduzir a produção de gases, pois alguns desses compostos são solúveis em água.
É muito importante ressaltar, contudo, que os compostos mencionados apresentam efeitos benéficos à nossa saúde justamente pelo fato de não serem digeridos. Esses efeitos estão relacionados ao melhor controle da glicemia e controle de peso. Portanto, a ingestão de aipim e feijões é um hábito muito saudável. A questão central está em buscar uma diversidade dos alimentos e não exagerar nas quantidades.
Tatiana El-Bacha
Instituto de Bioquímica Médica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Texto originalmente publicado na CH 295 (agosto de 2012).