Usamos todas as fontes de energia disponíveis para nossa comodidade. Mas nem sempre nos lembramos de que isso tem um alto preço: o aquecimento global, que, por sua vez, está relacionado ao que, talvez, seja a lei mais inexorável da natureza
Usamos todas as fontes de energia disponíveis para nossa comodidade. Mas nem sempre nos lembramos de que isso tem um alto preço: o aquecimento global, que, por sua vez, está relacionado ao que, talvez, seja a lei mais inexorável da natureza
CRÉDITO: GERADA POR IA/GEMINI

Estamos acostumados a pagar contas das diferentes formas de energia que usamos, como eletricidade, gás, combustível etc. Normalmente, pensamos só no custo financeiro, mas há também um custo entrópico, que impacta cada vez mais nosso planeta.
Qualquer forma de energia nunca é criada ou destruída, mas sempre transformada. É isso que nos diz a primeira lei da termodinâmica: a energia sempre é conservada. Mas há outra questão física fundamental: nenhum processo de troca de energia pode ter 100% de eficiência. Essa é a segunda lei da termodinâmica, que quantifica essa limitação com base na entropia, conceito que se refere à medida da desordem em um sistema.
A entropia nos mostra que os sistemas têm tendência natural a se moverem em direção a estados mais desordenados (ou caóticos). Podemos ordenar novamente um sistema, mas, para isso, temos que transformar a energia. Saldo final: haverá aumento da entropia global, porque o reordenamento do sistema causará necessariamente desordem em outro lugar.
Veículos a combustão funcionam com base na injeção, no pistão do motor, de combustível, o qual, em resposta a uma faísca, explode e, com isso, movimenta o pistão. Esse movimento é transferido às rodas por engrenagens e dispositivos, mas com baixa eficiência.
Os veículos atuais têm tipicamente eficiência de 20% a 40%, dependendo do combustível. Portanto, para cada 100 litros de combustível, entre 60 a 80 litros são transformados só em calor – e não em movimento.
Outra agravante. Essa baixa eficiência está associada a inúmeros fatores. O principal deles: a massa do veículo. Em média, um carro tem 1,5 mil kg de massa. E, na maioria das vezes, transporta só uma ou duas pessoas, cujas massas totalizam algo como 150 kg. Portanto, a eficiência por pessoa – afinal, carros são feitos para transportar gente – fica em torno de 2% a 4%.
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Atire-se contra uma parede de concreto. Você não vai atravessá-la. Razão: não tem energia suficiente para isso. Mas, se você fosse uma partícula subatômica, haveria uma boa chance de completar essa travessia incólume. Esse é o tema do Nobel de Física deste ano
A leitura da natureza pode ser comparada àquela feita em braille. As descobertas se dão quando as pontas de nossos dedos tocam ‘saliências’ do texto cósmico até então desconhecidas. É um exercício que exige treino, sensibilidade, paciência e persistência
A mecânica quântica, teoria que lida com os fenômenos do diminuto universo molecular, atômico e subatômico, não só nos proporcionou tecnologias hoje indispensáveis para nosso cotidiano. Ela nos obrigou a reformular aquilo que entendemos como realidade
Gerar eletricidade a partir da luz e do vento é alternativa essencial para diminuir o aquecimento global. O Brasil, por causa de suas condições climáticas, tem imenso potencial para assumir protagonismo global no aproveitamento dessas fontes limpas de energia
Até cerca de 100 anos atrás, ainda não tínhamos resposta para uma questão aparentemente simples: se há um número quase infinito de estrelas no universo, por que o céu noturno é escuro? A resposta teria que esperar por, pelo menos, duas revoluções
Ele revolucionou os conceitos de espaço e tempo. Mostrou que a luz é formada por partículas. Idealizou uma nova teoria da gravidade – cuja comprovação fez dele um mito. Mas isso é só parte da obra revolucionária de um dos cientistas mais importantes da história
Pare um instante e observe o azul do céu e o branco das nuvens. Por trás dessas cores, está o chamado espalhamento da luz, fenômeno óptico só explicado no século 19. Até onde sabemos, esse espetáculo único só pode ser apreciado em nosso maravilhoso planeta
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As mudanças climáticas são, sem dúvida, o maior desafio que a humanidade já enfrentou. A solução para essa ‘desordem planetária’ é complexa. A física, por meio do poderoso e amplo conceito de entropia, pode nos ajudar a entender a gravidade do cenário
No início do século passado, percebeu-se que a física até então conhecida não podia explicar o mundo subatômico. Essa inconsistência levou a uma teoria revolucionária e prodigiosa: a mecânica quântica, base dos atuais dispositivos eletrônicos de nosso cotidiano
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