O caminho até o ‘Nobel’ da Educação

Com formação em ciências humanas, docente da rede pública de São Paulo revela como passou a dar aulas de robótica e foi reconhecida como uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

Uma professora com formação em ciências humanas que ensina robótica em escola pública e foi reconhecida pelo Global Teacher Prize 2019, considerado o Nobel da Educação, como uma das dez melhores docentes do mundo. As coisas parecem não se encaixar, mas esta é a minha história.

Na infância, eu já tinha segurança de que o meu caminho seria lecionar. Fui construindo os meus estudos para seguir na docência: comecei pelo magistério, segui para a faculdade de letras epedagogia, depois para a especialização em língua portuguesa e, no momento, estou cursando o mestrado em educação.

No meio dessa trajetória, para custear os meus estudos e ajudar em casa, tive que largar a educação e trabalhar em indústria. Foi onde adquiri minha segunda paixão: as tecnologias. A oportunidade de trabalhar em uma indústria (que fabricava placas de circuito impresso) me deu a visão de que a tecnologia precisa estar presente nas salas de aula.

Débora Garofalo

Rede Municipal de Ensino de São Paulo

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

614_256 att-38069
614_256 att-27650
614_256 att-37965

Outros conteúdos nesta categoria

725_480 att-93853
725_480 att-93563
725_480 att-93024