Ciência Hoje: Como funciona a Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) e como tem sido a participação?
ANGELICA C. DI MAIO: No Brasil, temos uma variedade grande de olimpíadas científicas. As mais conhecidas são de matemática, física e química. A Olimpíada Brasileira de Cartografia surgiu em 2015, e é um pouquinho diferente das outras por durar quase todo o ano letivo; as etapas são longas e quase todas, exceto a última, são feitas a distância. A disputa é por equipes e envolve os alunos desde o 9º ano do ensino fundamental até todo o ensino médio. As equipes são compostas por um professor e quatro alunos da mesma escola, que podem ser de séries diferentes. O professor responsável pode ser de qualquer disciplina. As provas são realizadas na plataforma Moodle. E são três etapas: a primeira tem questões teóricas, mas sempre contextualizadas em situações reais para que seja usado o conhecimento de cartografia, geografia, matemática etc. A cartografia é uma ciência que trabalha com muitas ciências, por isso, tem uma capacidade muito grande de integração na escola.
Por Valquíria Daher
Jornalista, ICH
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Tramita, no Senado Federal, sugestão legislativa para a produção de bombas nucleares no território brasileiro. Cercada de mitos e desinformação, a energia nuclear e temas afins seguem polêmicos na sociedade desde a Segunda Guerra. O Brasil teria tecnologia e infraestrutura para fazer um artefato assim?
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